Página inicial > Notícias > Agifes e o INPI promovem III Semana da Propriedade Intelectual do Ifes

Agifes e o INPI promovem III Semana da Propriedade Intelectual do Ifes

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2024, 14h42 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 14h42

O evento conta com programação presencial e on-line, de 22 a 26 de abril.

A Agência de Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Agifes), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), promoverá a “3ª Semana da Propriedade Intelectual do Ifes” entre os dias 22 e 26 de abril. O evento será gratuito e com emissão de certificado de participação, os interessados podem se inscrever através do link: forms.office.com/r/tdVm8eng2y.

Nesta edição de 2024, o evento terá sua abertura presencial às 14h, no auditório da Cidade da Inovação, em Vitória – ES, seguida pela transmissão online do restante da programação pelo Canal da Agifes no YouTube.

O evento celebra o Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26 de abril) e tem como tema a Propriedade Intelectual e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Construir nosso futuro comum com inovação e criatividade. O público-alvo são os estudantes, pesquisadores, jovens potenciais empreendedores, pessoas de todos os segmentos e profissionais interessados em sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Inscreva-se!

Confira a programação:

SEGUNDA – 22/04

14 horas – ABERTURA – III Semana de Propriedade Intelectual
Jadir José Pela – Reitor
Lodovico Ortlieb Faria – Pró-reitor de Extensão
Wanderson Romão – Em nome do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação
Adriana Pionttkovsky Barcellos – Pró-reitora de Ensino
Domênica Loss – Gestora da Unidade Regional do INPI/ES
Rodrigo Varejão – Presidente da Fapes
Peter Dostler – Cidade da Inovação
Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia – Secti

16h – RODA DE CONVERSA – Propriedade Intelectual e os ODS: construir nosso futuro comum com inovação e criatividade.
Cecília Hasner – Prospective
Wanderson Romão – Diretor de Pesquisa e Pós-graduação
Gabriel Potin – Diretor de Extensão Tecnológica
Beatriz Junqueira – Auditora Fiscal Federal do MAPA/ES
Jacqueline Bringhenti – Pesquisadora e Professora (Campus Vitória)
Christian Mariani – Pesquisador e Professor de Propriedade Intelectual no PPGTECS (Campus Vitória)
Elton Moura – Diretor de Inovação da Fapes
Rodolpho Rangel – Moderador / Proex

Presencial: Auditório da Cidade da Inovação – Ifes, Jardim da Penha, Vitória – ES

TERÇA – 23/04

19h – ENTREVISTA – 1ª Patente Verde do IFES, com a pesquisadora Professora Dra Jacqueline Bringhenti.
Online: Canal da Agifes no Youtube

QUARTA – 24/04

19h – PATENTES VERDES – “Patentes verdes e trâmites prioritários: acelerando a inovação rumo ao desenvolvimento sustentável”, Valmir Schneider – INPI-ES.

QUINTA – 25/04

19h – INDICAÇÃO GEOGRÁFICA – “Indicações Geográficas e sustentabilidade”, Ilane Magalhães Silva – INPI-MG.

SEXTA – 26/04

19h – ENCERRAMENTO – “Patentes em biotecnologia para desenvolvimento em saúde”, Camila Chaves Santos – INPI-SP e Breno Valentim Nogueira – UFES.

Fonte: Agifes