Página inicial > Notícias > Ifes recebe dirigentes do Ministério da Cultura

Ifes recebe dirigentes do Ministério da Cultura

Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2024, 17h18 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2024, 17h18

Reunião tratou de políticas de formação para trabalhadores da Cultura.

Ifes equipe minc

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) recebeu, nesta quinta-feira (11), a visita de dirigentes do Ministério da Cultura (MinC) para discutir políticas de formação para trabalhadores da área cultural. O encontro aconteceu no Gabinete do Reitor, na sede administrativa do Ifes, em Vitória.

Participaram da reunião o diretor de Políticas para Trabalhadores da Cultura da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC), Deryk Santana, e o consultor para Formação e Qualificação Profissional para o Mundo do Trabalho em Cultura no MinC, Rafael Fontes.

A delegação foi recebida pela diretora-executiva do Ifes, Danielli Sondermann, pela assistente da Secretaria de Cultura do IFES, Niciane Castro, pela diretora do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFES, Aline Freitas, e pelo assessor pedagógico da Pró-reitoria de Ensino do Ifes, Leonardo Domingos.

Durante o encontro, os representantes do MinC apresentaram o Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, que inclui parcerias para a realização de diversas ações, como o Pronatec Cultura, Vale Cultura, e a oferta de formações em colaboração com a Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural.

Danielli Sondermann ressaltou a importância da formação profissional de alta qualidade para os setores culturais e criativos do Brasil. “Não existe país desenvolvido no mundo que não valorize sua cultura como estratégica, e para nós do Ifes esse reconhecimento passa pelo investimento em formação profissional de excelência em todos os níveis”, defendeu.

Niciane Castro destacou que o encontro fortalece a participação dos institutos federais nas políticas culturais promovidas pelo Governo Federal. “Temos uma participação ativa na proposição de ações a partir do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forcult), o que demonstra a capacidade da Rede Federal em contribuir com a concepção e execução de políticas na área.”

A partir do encontro, ficou acordado que o Ifes vai contribuir com os levantamentos do MinC sobre os trabalhadores da Cultura, bem como realizar estudos próprios de demanda e viabilidade, visando a estruturação de eixos tecnológicos que permitam ofertas de formação na área em todos os níveis, inclusive na pós-graduação. Também ficou combinado que o Ifes manifestará interesse na composição da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural, que acontecerá por meio de chamamento público.