Página inicial > Notícias > Informações sobre o funcionamento do Ifes

Informações sobre o funcionamento do Ifes

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2024, 13h31 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 16h19

Confira nota atualizada sobre o movimento grevista na instituição.

*Nota atualizada no dia 16/04/2024

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) esclarece que as aulas seguem normais e os campi estão em funcionamento. Neste momento, o Campus Viana funciona normalmente, mas está com aulas suspensas. No Campus Centro-Serrano, as aulas estão suspensas no período de 15 a 19 de abril, mas a unidade segue em funcionamento.

A instituição foi comunicada oficialmente sobre a deflagração da greve a partir de terça-feira (9) por parte do Sinasefe – Seção Ifes no dia 4 de abril, cumprindo os requisitos legais para o movimento. A seção de Santa Teresa comunicou a instituição sobre sua adesão, por ofício, nesta segunda-feira (16). A gestão do Instituto e o comando de greve realizaram sua primeira reunião nesta terça (16), com o objetivo de tratar as questões relacionadas ao movimento grevista.

A mobilização é nacional e tem reivindicações dirigidas ao Governo Federal para melhorias nas carreiras docente e técnico-administrativa da área de Educação. As principais reivindicações dos servidores são a reestruturação das carreiras e a recomposição salarial. As entidades sindicais têm negociado diretamente com os Ministérios da Educação (MEC) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), sem a participação de gestores do Ifes.

Já foi realizada reunião da mesa central da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) na quarta-feira (10), organizada pelo MGI. E na quinta-feira (11), foi aberta a Mesa Setorial Permanente de Negociação do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

O Ifes respeita o direito de greve e reitera à sociedade que a deflagração do movimento grevista é uma decisão coletiva, da categoria profissional, definida em assembleia organizada pela entidade sindical. Logo, a decisão sobre a paralisação ou não das atividades nas unidades e na Reitoria do Ifes não é de competência institucional, e poderá haver diferentes percentuais de adesão ao movimento em cada unidade.

A adesão à greve corresponde ao posicionamento individual de cada servidor. O servidor que aderir ao movimento grevista deve comunicar formalmente por escrito à sua chefia imediata, colocando em cópia a unidade de gestão de pessoas e diretoria geral local, a partir de qual data fez adesão à greve.

A gestão do Ifes reitera seu compromisso em buscar soluções dialogadas que atendam às reivindicações, na medida do possível, e minimizar os impactos para todos os envolvidos. A instituição garante que quaisquer prejuízos às atividades letivas e administrativas deverão ser compensados posteriormente. Os serviços considerados essenciais e inadiáveis continuarão sendo oferecidos, conforme determinado pelo comando de greve.

As informações a respeito do movimento grevista deverão ser obtidas junto aos representantes paredistas locais e ao comando central de greve na instituição.

Confira aqui as últimas notícias e comunicados sobre o movimento grevista no Ifes: ifes.edu.br/noticias/21350-greve-no-ifes-2024.