Página inicial > Notícias > Programas de pós-graduação do Ifes selecionam estudantes e docentes para mobilidade internacional

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 16h23 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2024, 16h23

Seleção será feita por cada programa de pós-graduação stricto sensu até o dia 28 de março.

Os programas de Pós-Graduação do Ifes têm até 28 de março para inscrever candidatos com interesse em ações de mobilidade internacional para o primeiro semestre de 2024. A seleção faz parte do Edital PRPPG 14/2023, publicado em julho de 2023, que objetiva contemplar ações de mobilidade acadêmica internacional para estudantes e docentes permanentes dos programas de Pós-Graduação stricto sensu do Ifes. Acesse o edital 14/2023 em: prppg.ifes.edu.br/editais.

O edital faz parte do Programa Institucional de Intercâmbio e Cooperação em Pesquisa e Pós-Graduação (Prointer), iniciativa de apoio aos cursos stricto sensu coordenada pela Diretoria de Pós-Graduação, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG).

Os estudantes e docentes permanentes selecionados em cada programa de Pós-Graduação stricto sensu receberão auxílio financeiro para custear despesas referentes a ações de internacionalização. O valor a ser oferecido será de até R$ 25.000,00 para cada curso de mestrado e de até R$ 50.000,00 para o doutorado, dependendo do tipo de mobilidade internacional que os contemplados participarão.

O edital prevê a participação dos programas de Pós-Graduação em até dois momentos, mediante a realização das seleções internas de cada programa. Esse é o segundo período de inscrições do edital. O primeiro ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2023, quando sete programas realizaram seus processos internos de seleção. Nessa primeira etapa, foram selecionados 26 candidatos, sendo quatro professores e 22 estudantes.

Os programas stricto sensu que ainda não encaminharam a relação de candidatos selecionados no primeiro período de inscrição ainda podem enviar esses resultados até o dia 28 de março. Os selecionados nesse segundo período realizarão a mobilidade ao longo do ano de 2024. Eles têm até seis meses para fazer a viagem à instituição indicada.