Página inicial > Notícias > Ifes atualiza documentação de controle de riscos organizacionais

Ifes atualiza documentação de controle de riscos organizacionais

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 10h35 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 10h48

Ciclo de Monitoramento da Gestão de Riscos 2024-2026 já está disponível para a comunidade.

O Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) lançou, nesta quarta-feira (13), o documento que apresenta os riscos organizacionais que serão monitorados na Reitoria e nos campi para o período entre 2024 e 2026. As matrizes têm visão sistêmica e foram elaboradas a partir das pró-reitorias e do Gabinete do Reitor, com o uso de metodologia própria da Diretoria de Planejamento (Dipla), vinculada à Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) da Instituição.

Acesse o documento (formato .pdf, tamanho 950 kb)

Visite a página da Gestão de Riscos do Ifes

O documento tem o objetivo de pactuar, traduzir e formalizar os riscos organizacionais do Ifes de maneira organizada, definindo ações de tratamento, responsáveis, prazos e forma de monitoramento. Também tem a finalidade de atender ao marco regulatório estabelecido na Instrução Normativa Conjunta 01/2016 – Presidência da República e Controladoria-Geral da União, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.

Segundo o reitor do Ifes, Jadir Pela, a nova fase apresenta evoluções em relação aos ciclos anteriores, devido ao amadurecimento dos processos internos de governança do Ifes. “As pró-reitorias possuem mecanismos próprios para gerenciar seus processos com uma visão de riscos, mas desde 2021 trabalhamos de forma centralizada, integrando este olhar ao Planejamento Estratégico e utilizando os dados para auxiliar na tomada de decisões.” destaca.

Ainda segundo o reitor, a novidade no novo ciclo é o término da integração completa com outras ferramentas de governança. “O ciclo 2024-2026 completa o processo de coordenação com o Monitoramento de Ações de Governança do Ifes (MAGo), que é a ferramenta gerencial interna utilizada para controlar as ações de Governança Corporativa do Instituto. As matrizes também estão integradas com a apresentação do Relatório de Gestão do Ifes e com a Plataforma GeN, que é um painel de visualização e análise de indicadores de gestão do Ifes.“ explica.

Política de gestão de riscos do Ifes

A política de gestão de riscos do Ifes foi aprovada pela Resolução do Conselho Superior do Ifes nº 27 de 2021 e tem como objetivo estabelecer princípios, diretrizes, governança e responsabilidades a serem observadas no processo de gestão de riscos da Instituição. O documento possibilita a identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento, comunicação dos riscos e melhoria contínua dos processos da gestão de riscos na Reitoria e nos campi que integram o Ifes. O objetivo é integrar a visão de riscos à tomada de decisão, contribuindo para o aprimoramento da governança institucional.

Saiba mais:

Riscos organizacionais

Os riscos organizacionais representam as possíveis ameaças e oportunidades que uma organização enfrenta em seu ambiente operacional. Esses riscos podem surgir de diversas fontes, incluindo falhas de processos, mudanças nos ambientes nos quais está inserida, desafios regulatórios, eventos imprevistos, entre outros.

No contexto do Poder Executivo Federal, as normas que regem os controles internos, gestão de riscos e governança estabelecem classificações específicas para os riscos organizacionais. Esse ordenamento é fundamental para uma abordagem estruturada e eficaz na identificação, avaliação e tratamento dos riscos. As principais classificações utilizadas incluem:

• Riscos Estratégicos: São relacionados à consecução dos objetivos estratégicos da organização, tais como mudanças no ambiente político, econômico e tecnológico que podem afetar a capacidade da organização de alcançar suas metas de longo prazo.

• Riscos Operacionais: Estão associados aos processos internos, sistemas e pessoas da organização. Isso inclui falhas operacionais, erros humanos, fraudes, interrupções nos processos, entre outros.

• Riscos de Conformidade: Referem-se à possibilidade de uma organização não cumprir com as leis, regulamentos, normas e políticas aplicáveis ​​ao seu setor de atuação. Esses riscos podem resultar em penalidades legais, danos à reputação e perda de confiança por parte dos stakeholders.

• Riscos Financeiros: Dizem respeito à gestão ineficaz dos recursos financeiros da organização, incluindo fatores externos que podem impactar negativamente sua saúde financeira.