Página inicial > Notícias > Artigo do Ifes é premiado por associação americana na área de fabricação de ferro e aço

Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 14h43 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 14h43

Essa é a primeira vez que um artigo científico do Brasil conquista o prêmio da AIST.

O artigo "Use of CaO-Al2O3 Synthetic Slag on EAF Tapping for Steel Desulfurization” conquistou o “Ladle & Secondary Refining Best Paper Award”, prêmio dado ao melhor artigo da seção Refino Secundário de Aços. A premiação é concedida pela Association for Iron & Steel Technology (AIST), a maior associação na área de fabricação de ferro e aço do mundo.

Esse é o primeiro artigo científico brasileiro a ganhar o prêmio, criado em 2005, sendo o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) a primeira instituição brasileira a ganhar a premiação. A cerimônia de entrega do prêmio será durante o Congresso AISTech 2024, que será realizado de 6 a 9 de maio, em Columbus, Ohio (EUA).

O artigo foi produzido a partir da dissertação “Desenvolvimento de Escórias à Base de CaO-Al2O3 para dessulfuração de Aços no Vazamento do FEA”, do ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Propemm), Lucas da Silva Renato, orientado pelo professor José Roberto de Oliveira, do Campus Vitória. A publicação contou com a participação dos estudantes Raphael Mariano de Souza e Víctor dos Santos Dagostini; dos docentes Estefano Vieira e Felipe Fardin Grillo; e Jean Carlo Camasmie de Paola, da empresa Green Rocks.

O artigo trata da utilização de escórias sintéticas à base de CaO e Al2O3 para adequar a composição da escória gerada no vazamento do forno elétrico para melhorar a eficiência de dessulfuração do aço. As escórias sintéticas foram produzidas com uma mistura de cal, como fonte de CaO e refratários de alumina como fonte de Al2O3.

Segundo o coordenador do Propemm, Estefano Vieira, o prêmio demonstra o comprometimento do programa em promover a internacionalização, conforme as diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ifes. “Além disso, o reconhecimento dado pelo o AIST, a maior associação do setor siderúrgico da América, mostra que as pesquisas desenvolvidas por alunos, professores e colaboradores do Propemm possuem alta qualidade técnica”, destaca.

Sobre AIST
A Association for Iron & Steel Technology (AIST) é uma organização sem fins lucrativos com 16.600 membros de mais de 70 países. Possui 29 Comitês de Tecnologia, representando todas as facetas do processo de fabricação de ferro e aço, além de 22 seções de membros locais espalhados por seis continentes, representando uma rede de conhecimento e experiência em aço.