Página inicial > Notícias > Incubadora do Ifes divulga oportunidade de capacitação para empreendedores inovadores

Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 14h03 | Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 14h03

Há vagas disponíveis em 11 campi da instituição.

A Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do projeto ES Empreendedor, torna público o processo seletivo com 111 vagas para o programa de capacitação de empreendedores inovadores na modalidade de pré-incubação. As inscrições, individuais ou de equipes com até seis participantes, poderão ser realizadas até 21 de março, através do formulário: forms.gle/BD5BLfTNRyrzZvdN9.

As vagas estão disponíveis em diversos campi e instituições de ensino. No Ifes, há vagas nos campi de Alegre (02), Aracruz (02), Cachoeiro de Itapemirim (05), Guarapari (15), Itapina (10), Linhares (20), Nova Venécia (10), São Mateus (04), Serra (04), Venda Nova do Imigrante (10) e Vila Velha (07). Também há vagas nos Centros Estaduais de Educação Técnica, Vasco Coutinho (10) e Talmo Luiz Silva (10), além da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com duas vagas em Vitória.

O público-alvo são as pessoas físicas e jurídicas que queiram iniciar e desenvolver ideias, processos, projetos e negócios nas áreas sociais, tradicionais, culturais e de base tecnológica, incluindo: Startups, Spin-offs, MEI’s, Associações, Cooperativas, Fundações, ONGs, Empreendimentos Agropecuários, Negócios de Impacto Socioambiental, inventores, pesquisadores, trabalhadores informais e afins. A capacitação terá carga horária total de 50 horas e com duração de 13 semanas, sendo realizada no formato virtual.

As informações e documentos acerca das etapas do processo de seleção serão disponibilizadas no site agifes.ifes.edu.br/editais, conforme o cronograma. Dúvidas sobre o Edital n° 01/2024 devem ser encaminhadas para o e-mail: incubadora.vv@ifes.edu.br.

Pré-incubação
A pré-incubação é desenhada para aspirantes a empreendedores e gestores de startups que desejam aprofundar seus conhecimentos em inovação e desenvolvimento de negócios. Por meio de uma jornada cuidadosamente estruturada, os participantes serão guiados desde a validação do problema e do mercado, passando pela elaboração de um Produto Mínimo Viável (MVP), até a criação de um plano financeiro robusto e a apresentação de um pitch. A jornada inclui aulas teóricas, mentorias práticas e várias entregas programadas, visando a aplicação direta dos conceitos aprendidos em projetos reais, além de temas que abordam desde a validação de ideias e análise de mercado até o desenvolvimento de protótipos e estratégias financeiras.

Projeto ES Empreendedor
O projeto Espírito Santo Empreendedor é uma iniciativa conjunta do Ifes e do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). O programa possui o objetivo de impulsionar o crescimento econômico e promover a criação de valores para os novos empreendimentos, oferecendo capacitações práticas focadas em empreendedorismo e inovação para os empreendedores ativos na economia da sociedade capixaba.

Acesse o edital completo.

Inscreva-se.