Página inicial > Notícias > Campus Aracruz promove exposição sobre Cientistas Brasileiras

Campus Aracruz promove exposição sobre Cientistas Brasileiras

Publicado: Terça, 05 de Março de 2024, 14h23 | Última atualização em Terça, 05 de Março de 2024, 17h06

Mostra será aberta no dia 8 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. No Campus Vitória, uma exposição fotográfica está programada.

Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, o Campus Aracruz promoverá, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a exposição “Cientistas Brasileiras”, que visa expandir a consciência sobre a importância das mulheres na sociedade, sejam elas pesquisadoras, trabalhadoras formais ou informais, muitas exercendo o papel de mãe e provedora do lar. A abertura do evento ocorrerá no dia 08 de março, às 10 horas, no Bloco F do campus.

A exposição é organizada pelo Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) da Universidade, sob coordenação da professora do Departamento de Ciências Biológicas, Viviana Corte. O acervo é comporto por quadros feitos por discentes de diversos cursos de graduação da Ufes, que colaboraram na escolha das cientistas e os produziram utilizando técnicas variadas de arte. As obras contam a trajetória e o protagonismo feminino em questões sobre educação, igualdade de gênero, avanço e desenvolvimento tecnológico, social, político e econômico.

O objetivo da Exposição é dar visibilidade a mulheres brasileiras que foram pioneiras em suas áreas de conhecimento e atuação, contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento científico e o progresso da ciência no Brasil, além de incentivar outras mulheres e meninas a conquistar espaços e superar desafios em uma sociedade ainda permeada pela desigualdade de gênero.

A exposição ficará localizada no Bloco F do Campus, sendo aberta ao público no período de 8 de março e 25 de abril, sendo a entrada gratuita. A visitação pode ser realizada das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As escolas interessadas em visitar a mostra poderão realizar o agendamento por meio do e-mail extensao.ar@ifes.edu.br.

Exposição fotográfica em Vitória

No Campus Vitória, o Dia Internacional da Mulher também será marcado por uma exposição fotográfica. A mostra “E eu, Mulher Preta” ficará aberta entre os dias 12 e 15 de março, e também será realizada uma roda de conversa com os participantes.

O projeto foi motivado pela reflexão sobre a invisibilidade das mulheres negras, buscando ressignificar suas identidades por meio de fotografias artísticas. A exposição já passou pela Galeria Homero Massena, Tribunal Regional do Trabalho, Federação das Indústrias do Espírito Santo, Colégio Salesiano e Assembleia Legislativa. Saiba mais.