Página inicial > Notícias > Reditec 2023: cerimônia de abertura enaltece o papel da Rede Federal

Reditec 2023: cerimônia de abertura enaltece o papel da Rede Federal

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 15h30 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 15h30

Evento acontece até quinta-feira (9), em Natal, no Rio Grande do Norte.

abertura 47 reditec

A 47ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) teve início na noite da segunda-feira (6). Realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, o evento teve em sua programação uma Conferência de Abertura ministrada por Izolda Cela, secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), que representou o ministro na cerimônia.

A abertura foi iniciada com a peça teatral “Retalhos de Acalanto”, encenada por integrantes do Núcleo de Arte do Campus Mossoró do Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN), emocionou o público presente. A apresentação cênica e musical é uma iniciativa construída de forma coletiva entre a Pró-Reitoria de Extensão e a Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria, que responderam pela produção, pelos Núcleos de Arte dos campi Mossoró e Currais Novos, que responderam pela dramaturgia e música, e pelo Curso de Design de Moda do Campus Caicó, que respondeu pela criação e pela produção do figurino. Um trecho da sinopse da peça explica o momento retratado na apresentação: "Uma noite profunda e aparentemente sem fim é anunciada. Nova e Rapaz perambulam pela escuridão em busca de respostas, mas uma onda de negação e violência se espalha entre as terras do Seridó. O conhecimento e a informação parecem ser o único caminho a ser trilhado. A poesia se torna metáfora para a vida e as criaturas da noite tecem os fios que reinauguram o amanhecer”.

Após a apresentação, foi composta a mesa de abertura, que contou com a presença da estudante licenciada em Educação do Campo pelo Campus Canguaretama do IFRN, Meyriane Costa de Oliveira, que representou estudantes de todas as instituições presentes no evento; a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, representante do ministro da Educação, Camilo Santana; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira; a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), professora Maria Leopoldina Veras, reitora do IF Sertão Pernambucano; e o reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho. Cada uma das representações fez um pequeno discurso.

Da sequência de falas, seguiu-se à conferência de abertura, com Izolda Cela. “É um momento importante para integração, para o compartilhamento de experiências, com o objetivo de fortalecer a ação da Rede, uma Rede que dá grande contribuições para a educação pública do país”, disse a palestrante da noite.

Após a conferência, foram entregues as medalhas de mérito “presidente Luís Inácio Lula da Silva”, uma promoção do Conif. A comenda é entregue anualmente durante a Reditec a pessoas que reconhecidamente prestam relevantes serviços a Educação Profissional Científica e Tecnológica do Brasil. Neste ano, foram homenageados a reitora do Cefet-Minas Gerais, professora Maria Celeste; o professor Romaro Silva, representando a professora Marialva Ramalho, reitora do Instituto Federal do Amapá; a professora Luciana Massukado do Instituto Federal de Brasília; o professor Kléber Glória do Instituto Federal de Minas Gerais; e Cláudio Alex do Instituto Federal do Pará.

O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio, comemora a 47ª edição da Reditec, organizada pelo Instituto potiguar: “Aqui, nós iremos pensar sobre tudo que é feito em prol dos nossos estudantes, em prol da transformação social do país e na dimensão da desigualdade social que nós vivenciamos. Acredito que, ao final desses quatro dias, todas as pessoas que estão nesse evento vão sair contagiados pela energia dessa cidade, desse estado”.

No encerramento da cerimônia, o Grupo Folia de Rua Potiguar, que integra, desde 2014, projetos de Extensão junto ao IFRN, fez uma apresentação de ritmos e folguedos oriundos do estado do Rio Grande do Norte. A programação da 47ª Reditec segue até o dia 9 de novembro. Com mais de 1,5 mil participantes, a reunião, além das conferências, conta com palestras, mesas-redondas, exposições de experiências exitosas, oficinas e apresentações culturais.

Promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Reditec busca integrar reitores, pró-reitores e diretores-gerais e sistêmicos da Rede de todo o Brasil, além de convidados e parceiros.

Assista a transmissão da cerimônia de abertura.

Fonte: IFRN