Página inicial > Notícias > Ifes e Incaper mobilizam equipes para desenvolvimento de projetos em parceria

Ifes e Incaper mobilizam equipes para desenvolvimento de projetos em parceria

Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 13h05 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2023, 13h07

Workshop teve como objetivo favorecer a implementação das ações conjuntas.

Por meio de acordo de cooperação técnica, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vão desenvolver pesquisas e projetos colaborativos, com foco na inovação e no desenvolvimento tecnológico da agropecuária capixaba. Para ampliar a integração entre os servidores das instituições e favorecer a implementação das ações conjuntas, foi realizado nos dias 30 e 31 de outubro, em formato híbrido, o workshop "Fomentando a Colaboração e o Trabalho em Parceria".

O evento, que contou com palestras, mesa-redonda e reuniões temáticas, foi aberto na segunda-feira (30), no auditório da OCB-ES, em Vitória, com a participação de dirigentes dos institutos e de organizações apoiadoras. “Já temos parcerias com o Ifes em andamento e queremos aprimorar e diversificar, cada vez mais, essa cooperação. Com esse workshop, vamos ampliar nossa sinergia e sairemos mais fortalecidos para entregar inovação e serviços de qualidade à sociedade”, destacou o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot “Vamos unir nossas competências com as competências do Incaper. Há muitas oportunidades para desenvolvermos trabalhos em conjunto, que podem contribuir para transformar o Espírito Santo”, afirmou o reitor do Ifes, Jadir Pela.

Assinado em agosto deste ano, o termo de cooperação visa ao desenvolvimento da educação, ciência, tecnologia e inovação no âmbito da agricultura, pecuária e pesca no Estado, bem como dos arranjos produtivos, sociais e culturais relacionados a esses setores. Com a cooperação, busca-se elevar a produtividade e a competitividade da economia agropecuária e pesqueira capixaba, promovendo inclusão e equidade social.

Na abertura do workshop, foi apresentado o plano de trabalho do acordo, que prevê uma meta de 30 projetos integrados até 2028, além da realização de dois simpósios para a apresentação dos resultados das parcerias. “Essa é uma meta conservadora, que estipulamos inicialmente. Nossa intenção é desenvolver bem mais de 30 projetos. E também queremos contar com outras instituições que queiram ser parceiras dessas ações”, salientou o gerente de integração e acompanhamento de projetos do Incaper, Pedro Carvalho.

Atividades do workshop
Presencialmente ou pela transmissão on-line, servidores do Incaper e do Ifes puderam acompanhar três palestras no primeiro dia do workshop. A primeira palestra teve como tema “A importância do trabalho em parceria na inovação” e foi proferida por Petula Ponciano, assessora técnica na Secretaria Adjunta de Agricultura e Meio Ambiente da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República.

Com o objetivo de motivar o trabalho em parceria que potencializa resultados, consultores da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) abordaram os temas “Comunicação assertiva no contexto da parceria” e “Liderança colaborativa e gestão de parcerias”. A programação da segunda-feira (30) ainda teve mesa-redonda sobre experiências de sucesso de trabalhos em parceria e foi encerrada com networking, com a participação do diretor técnico do Incaper, Antonio Elias Souza, e do pró-reitor do Ifes, Luciano Toledo.

Na terça-feira (31), no último dia do workshop, acontecem reuniões temáticas on-line para a identificação de demandas e oportunidades para a execução das atividades conjuntas. Em salas virtuais, o objetivo é debater os temas relacionados às áreas da cafeicultura, fruticultura, bovinocultura, aquicultura e pesca, olericultura, produção florestal e sistemas de produção sustentáveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Incaper