Página inicial > Notícias > Webinar reúne painelistas para debater os desafios da Agenda 2030 da ONU

Webinar reúne painelistas para debater os desafios da Agenda 2030 da ONU

Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 12h47 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 09h02

Inscrições começam nesta segunda (6) e vão até o dia 25 de novembro.

No dia 30 de novembro, será realizado o 2º webinar internacional “A Universidade ante os desafios globais propostos pela Agenda 2030 da ONU”. O evento dará continuidade ao debate realizado em março, quando foram debatidas experiências vividas pelos painelistas que abordavam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A discussão sobre os desafios globais está centrada nos desafios e exigências que as universidades têm de enfrentar em um mundo pós-pandemia. Neste segundo webinar, os debates servirão de suporte para a produção de um relatório base para outras instituições que tenham a intenção de trabalhar os ODS em suas ações, projetos e programas. Participam do evento os painelistas Arianna Valentini, Camila Jordan, Daniele Vieira e Omar Bellido Valdiviezo e a mediação será feita pelos professores Bruno Gonzaga, do Campus Serra; e Nágila Rabelo Moraes, do Campus Linhares.

As inscrições para o webinar começam nesta segunda-feira (6) e vão até o dia 25 de novembro, pelo site: sigeventos.ifes.edu.br/evento/2WUADG2023. O evento tem como público-alvo servidores e estudantes de graduação do Ifes e de outras instituições. São 140 vagas para participar e haverá certificado para quem cumprir 75% da carga horária do evento.

Confira a programação:
10h30 - Abertura
10h40 - “A moradia é o nosso primeiro lugar no mundo” – Painelista: Camila Jordan
11h - “Mulheres na Ciência, Avanços e Desafios” – Painelista: Daniele Vieira
11h20 - “Propuesta pedagógica basada en los Objetivos del Desarrollo Sostenible (ODS)” – Painelista: Omar Bellido Valdiviezo
11h40 - “Oportunidades y desafíos de la era de la inteligencia artificial para la educación superior” – Painelista: Arianna Valentini
12h - Momento para perguntas
12h20 - Considerações finais
12h30 - Encerramento

Agenda 2030 da ONU
O ano de 2030 é uma promessa imensa para a humanidade, à medida que as nações de todo o mundo se unem sob uma bandeira comum: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Este roteiro visionário, adotado por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em Setembro de 2015, descreve um compromisso partilhado para enfrentar os desafios globais e construir um mundo melhor e mais sustentável para as gerações presentes e futuras. Abrangendo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) interligados, a agenda aborda todas as facetas da existência humana, desde a erradicação da pobreza e da fome até a garantia da sustentabilidade ambiental e a promoção do crescimento econômico inclusivo.