Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Especialistas vão debater a curricularização da Extensão na Jornada de Integração do Ifes
Início do conteúdo da página

Especialistas vão debater a curricularização da Extensão na Jornada de Integração do Ifes

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 18h00 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 18h00

Comissão que está acompanhando o tema no Ifes vai promover painel com convidados da UnB e do IFSC.

A inserção da Extensão nos currículos dos cursos de graduação será debatida em dois momentos especiais durante a Jornada de Integração do Ifes. Será nos dias 23 e 24 de novembro, dentro da programação da Região Central (com sede no Campus Vila Velha). Haverá um painel com especialistas convidados e também uma oficina.

As atividades estão sendo organizadas pela Comissão de Curricularização da Extensão do Ifes, que tem trabalhado para auxiliar os coordenadores e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes de todos os cursos de graduação do Ifes para a atualização dos projetos pedagógicos de curso.

No dia 23, será realizado o painel “Curricularização da Extensão: oportunidades e desafios”, das 13h às 15h30. São convidados o servidor Tomé de Pádua Frutuoso, que foi um dos responsáveis pela curricularização no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); e a professora Olgamir Amância Ferreira, decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB).

O painel será expositivo e abordará pontos como: o aumento das atividades de Extensão; fomento; alocação de carga horária de docentes e técnicos administrativos; e as adequações necessárias e o surgimento de oportunidades de interação e de pesquisas a partir das ações extensionistas.

Já no dia 24, Tomé de Pádua Frutuoso conduzirá uma oficina para coordenadores de cursos e membros dos NDE’s, das 13h às 15h30. O tema será “A Curricularização da Extensão na Prática: como curricularizar as ações de Ensino e Extensão nos Cursos de Graduação do Ifes?”. Ele vai abordar a experiência do IFSC e ouvir as dúvidas e ideias dos servidores do Ifes.

Ações da comissão
A Comissão de Curricularização do Ifes vem trabalhando diariamente com objetivo de atender às metas do Plano Nacional de Educação, que prevê que no mínimo 10% do total de créditos curriculares das graduações sejam cumpridos em atividades de Extensão. No Ifes, o assunto está regulamentado na Resolução CS nº 38/2021

Para tanto, o grupo já elaborou documentos orientadores, como o Guia da Curricularização da Extensão, relatórios, entre outros, que estão disponíveis na página da comissão: https://proex.ifes.edu.br/curricularizacao-da-extensao. Além dessas orientações documentais, foram realizadas visitas presenciais e reuniões por webconferência com os NDE’s de todos os campi de junho de 2022 a setembro de 2023, com apresentação dos passos e orientações e alguns exemplos de cursos com a Extensão já curricularizada ao Ensino.

registrado em:
Fim do conteúdo da página