Página inicial > Notícias > Projeto de estudantes do Ifes é premiado na Mostratec

Projeto de estudantes do Ifes é premiado na Mostratec

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 18h35 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 15h38

Trabalho do Campus São Mateus foi reconhecido na feira de ciência e tecnologia, que aconteceu no Rio Grande do Sul.

Um projeto de pesquisa desenvolvido por estudantes do Ifes Campus São Mateus foi premiado com o quarto lugar na categoria "História e Ciências Sociais" na Mostratec. A feira de ciência e tecnologia é realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Neste ano, ela aconteceu de 24 a 26 de outubro, e contou a com a apresentação de 758 projetos, de 15 países e de 22 estados brasileiros e o Distrito Federal. O Ifes participou com dois projetos de pesquisa.

O trabalho premiado foi “O papel do Ifes - Campus São Mateus na formação profissional para a indústria regional frente a inovação tecnológica 4.0”. Os autores são Soraia Pereira Carvalho (estudante), Guilherme Mengali Carvalho (estudante), Albeniz de Souza Júnior (orientador) e Leandro Dias Cardoso Carvalho (coorientador). Os estudantes foram bolsistas do CNPq. Acesse a página do projeto na Mostratec Virtual.

Na pesquisa, os estudantes entrevistaram 24 egressos do campus e sete empresas da região, buscando um diagnóstico da aplicabilidade do ensino ofertado pela instituição no mercado de trabalho. Com os resultados, notou-se que o Ifes-Campus São Mateus é extremamente importante para a área industrial local, porém há necessidade de aperfeiçoamento frente à inovação 4.0. O trabalho foi credenciado pela Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc) para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace, neste ano, onde ficou como um dos finalistas.

O outro projeto do Ifes foi “Produção, repartição e consumo: etnografia das pescarias e das práticas de maricultura no litoral sul do Espírito Santo”, dos autores Gabriell Costa (estudante) e Márcio de Paula Filgueiras (orientador). A pesquisa já havia sido premiada na Febrace com o 4º lugar dentre todos os projetos do Brasil na categoria Ciências Sociais e Aplicadas. Confira mais informações na página da Mostratec Virtual.

O professor Thiago Maduro, que é coordenador-geral da Fecinc e fez parte da comitiva na Mostratec, destaca que a participação na feira é fruto de um trabalho coletivo. “O trabalho envolveu os alunos, estimulados pela Fecinc e pelo programa de bolsas de iniciação científica do Ifes e apoiados pelo CNPq, MCTI, CRT-ES e Instituto Tekoá”, pontuou.