Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Huawei abre inscrições para ICT Competition
Início do conteúdo da página

Huawei abre inscrições para ICT Competition

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 14h27 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 18h06

Podem se inscrever estudantes de instituições de ensino parceiras da Huawei ICT Academy.


Estão abertas, até 20 de novembro, as inscrições para a Huawei ICT Competition 2023 - 2024, competição global organizada pela Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes. Podem se inscrever estudantes de instituições de ensino parceiras da Huawei ICT Academy ou que tenham o interesse em ingressar na Huawei ICT Academy. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é parceiro da instituição.

As inscrições são feitas através do site oficial do programa: e.huawei.com. Nele, também é possível saber mais detalhes sobre a competição, como os conteúdos avaliados, o calendário oficial e as especificações de cada prova.

Durante os dias 8 e 9 de dezembro, os alunos realizarão provas preliminares, de forma remota, para a fase de classificação para as finais nacionais, que ocorrem em janeiro de 2024.

“A ICT Competition foi criada em 2015 para oferecer aos estudantes de tecnologia e engenharia a oportunidade de participar de uma competição global que visa promover e difundir conhecimentos nas áreas de tecnologias disruptivas como cloud computing, redes e inteligência artificial”, descreveu Victor Montenegro, gerente de Ecossistema e de Talento Brasileiro da Huawei.

A competição será dividida em quatro etapas, a preliminar nacional, as finais nacionais e as finais regionais. Em todas elas, os competidores testarão seus conhecimentos por meio de provas. Durante as finais regionais, os alunos também participarão de um exame prático. A competição é dividida em três categorias: redes, nuvem e computação. A fase preliminar será realizada através de computadores próprios. Já na fase nacional, as três melhores notas da instituição na trilha escolhida formam times e disputam entre si em um evento presencial na cidade de São Paulo. Durante a fase América Latina, as equipes disputarão a competição contra outras instituições da América Latina. A fase global será realizada em Shenzhen, com todos os times aprovados anteriormente.

No dia 3 de novembro, a Huawei realizará uma transmissão ao vivo para explicar o passo a passo para a realização da competição.

O programa é uma iniciativa da Huawei e visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de TIC. As equipes são formadas por estudantes de cursos de engenharia e de computação que vão participar de atividades como provas, palestras e apresentações de projetos que serão analisados por especialistas. Os vencedores recebem incentivos para continuarem suas pesquisas.

Nos últimos anos, o Brasil vem se destacando nas etapas globais da competição. “Na última edição, as equipes brasileiras trouxeram projetos nas trilhas de nuvem, computação e redes. Todas alcançaram o pódio e ficaram entre as três melhores em suas categorias”, complementa Montenegro.

Fonte: FSB Comunicação da Huawei.

registrado em:
Fim do conteúdo da página