Página inicial > Notícias > Trabalho do Campus Vila Velha é contemplado com Prêmio Paulo Freire

Trabalho do Campus Vila Velha é contemplado com Prêmio Paulo Freire

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 16h03 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 16h03

Projeto faz parte do Programa de Residência Pedagógica do Ifes.

O trabalho "Residência pedagógica e o processo de alfabetização: uma abordagem sócio-histórica, vinculado ao Núcleo de Pedagogia do Campus Vila Velha, foi contemplado com o Prêmio Paulo Freire 2023, concedido pelo Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais dos Programas Pibid e Residência Pedagógica (ForPibid-RP).

O projeto aborda a experiência desenvolvida com alunos do 1º ano da Unidade municipal de educação fundamental Rubem Braga, parceira do Campus Vila Velha no Programa de Residência Pedagógica do Ifes. As autoras são as estudantes da Licenciatura em Pedagogia Caroliny de Jesus Monico, Bárbara Strelhow e Márcia Vianna Leal de Mello, sob a supervisão da professora Renata Strzepa Potkul e orientação da professora Cynthia Torres Daher. Elas fazem parte do grupo do Programa Residência Pedagógica do Ifes, vinculado ao Núcleo de Pedagogia do Campus Vila Velha.

Foram premiados apenas dois trabalhos de cada região do país e o do Ifes foi um dos aprovados na região Sudeste. O prêmio será entregue durante o IX Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2023, em Lajeado, no Rio Grande do Sul.

Residência Pedagógica
Trata-se de um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura e envolve, além das ações de ensino, ações de pesquisa e de extensão. No Ifes, o programa está vinculado à Pró-reitora de Ensino e sob a supervisão geral do professor Lauro Chagas e Sá.