Página inicial > Notícias > Gestores do Ifes participam de encontro em universidade da Finlândia

Gestores do Ifes participam de encontro em universidade da Finlândia

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 15h23 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2023, 15h23

Visita faz parte das atividades do projeto EMBRACE.

Entre os dias 6 e 10 de novembro, acontece mais uma etapa do projeto EMBRACE. Desta vez, participarão do encontro presencial as coordenadoras do projeto no Ifes, Marize Lyra Silva Passos e Vanessa Battestin; o pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb Faria; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero da Silva. O encontro marca a terceira etapa do projeto e será realizado na Universidade de Hamk, na Finlândia.

A visita à Universidade de Hamk será focada em sessões temáticas e workshops sobre liderança educacional, liderança na mudança pedagógica, desenvolvimento de competências para professores e outros funcionários, desenvolvimento de currículos, digitalização, entre outros temas relevantes. O programa também inclui visitas a algumas instituições educacionais. Todas as atividades previstas para a visita são custeadas pelo projeto.

O EMBRACE é um projeto de cooperação em educação superior digital com parceiros de quatro países: Brasil, Colômbia, Finlândia e Portugal. Até 2025, o projeto contará com diversas atividades online e presenciais. O primeiro encontro presencial foi sediado pelo Ifes, no último mês de agosto.

Sobre o projeto
O EMBRACE tem como objetivo desenvolver e implementar reformas institucionais, oferecendo um forte contributo para a modernização do ensino superior. O projeto busca também desenvolver a competência digital e pedagógica dos professores de Institutos de Ensino Superior (IES) para planejar, implementar e avaliar conteúdo on-line centrado no aluno e baseado em competências na educação.

São parceiras do projeto as instituições de ensino: Universidade de Hamk (Finlândia), que lidera o projeto; Ifes, IFSP, UFABC (Brasil); Instituto Tecnológico de Pereira e Universidade Areandina (Colômbia) e Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Com duração de 3 anos, o EMBRACE recebe fomento do Fundo Europeu e conta com a participação de 60 professores das instituições envolvidas.

Mais informações sobre o projeto EMBRACE estão disponíveis na página da Assessoria de Relações Internacionais: ifes.edu.br/relacoes-internacionais.