Página inicial > Notícias > Equipe do Campus Cachoeiro conquista 3º lugar em maratona de programação

Equipe do Campus Cachoeiro conquista 3º lugar em maratona de programação

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 18h18 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2023, 14h01

Competição fez parte da 20ª edição do Latinoware.

WhatsApp Image 2023 10 21 at 21.11.09

Estudantes dos cursos Técnico Integrado em Informática, Licenciatura em Informática e Sistemas de Informação do Campus Cachoeiro de Itapemirim participaram da 20ª edição do Latinoware, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento aconteceu de 18 a 20 de outubro e reuniu profissionais e estudantes da área de tecnologia da informação para discutir as últimas tendências, inovações e desafios do setor.

Dentro das atividades do evento, os alunos participaram do hackathon, uma maratona de programação com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas focadas no ODS 2 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que busca erradicar a fome e promover a agricultura sustentável. A equipe Freedge, formada pelos estudantes Daniella Mendes, Karen Vitória, Marcos Antonio, Stéphano Scaramussa, Suzana de Melo e Thales Cansi conquistou o 3º lugar na maratona e recebeu uma premiação no valor de R$ 2 mil.

Com o tema do desafio estabelecido, as equipes tiveram 3 dias para desenvolverem um pitch que apresentasse a solução e o modelo de negócio. Além da 3ª colocação, outras equipes se classificaram no hackaton:
• Agroplus (Diego Chaves, Douglas Altoé, Eduardo Souto, Gustavo Oliveira, Lucio Eduardo e Raphael Pavani) – 4º lugar
• Greener (Fernanda Mota, Lara Monteiro e Myllena Gomes) – 5º lugar
• Starv (Gabriel Gaspar, Kamille Vitória e Lucas Altoé) – 6º lugar

“A LatinoWare foi uma experiência única, onde aprendi muito sobre tecnologia e softwares livres. O Hackathon, em que desenvolvemos um projeto para combater a fome (ODS 2), foi um desafio incrível, graças ao apoio dos professores e colegas, conseguimos ser premiados! Agradeço ao Ifes por proporcionar essa oportunidade de conhecer pessoas, culturas e difundir conhecimento sobre softwares livres”, contou Thales Cansi, estudante do Técnico Integrado em Informática e membro da equipe premiada.

“Trata-se de um resultado muito importante para o Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, pois não só reforça a qualidade do ensino da instituição, mas também evidencia o potencial dos nossos estudantes no cenário tecnológico e de inovação. Além disso, traz visibilidade para o nosso campus e para o município de Cachoeiro de Itapemirim”, destacou o professor Daniel Venturim, organizador e membro da caravana. “Eventos como esse são fundamentais para o crescimento acadêmico e profissional dos nossos alunos. Presenciar todo o trabalho intenso e colaborativo que eles tiveram ao longo do evento para entregarem soluções de impacto social foi o principal resultado que tivemos. Tenho certeza que essa experiência jamais será esquecida por eles. Estou ansioso para as próximas edições”, finalizou o professor Lucas Poubel.

WhatsApp Image 2023 10 20 at 15.06.23 1

Sobre o evento
O Latinoware é, atualmente, o maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina. Criado em 2004 (como Conferência Latino-Americana de Software Livre) pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o evento oportuniza momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações. Além disso tem um público diversificado, formado por integrantes da comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais e da iniciativa privada.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Cachoeiro