Página inicial > Notícias > Estudantes do Ifes participam de feira internacional de ciências no RS

Estudantes do Ifes participam de feira internacional de ciências no RS

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 10h41 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 10h41

Dois projetos, de Piúma e São Mateus, estão sendo apresentados na Mostratec.

Dois projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do Ifes estão participando da Mostratec, feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. O evento está acontecendo de 24 a 26 de outubro e reúne projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, realizados por jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio. Além de trabalhos de todo o Brasil, há projetos de países como Turquia, Espanha, Taiwan e Dinamarca.

Um dos projetos do Ifes é do Campus São Mateus e tem o título “O papel do Ifes - Campus São Mateus na formação profissional para a indústria regional frente a inovação tecnológica 4.0”. Os autores são Soraia Pereira Carvalho (estudante), Guilherme Mengali Carvalho (estudante), Albeniz de Souza Júnior (orientador) e Leandro Dias Cardoso Carvalho (coorientador). Acesse a página do projeto na Mostratec Virtual.

Os estudantes entrevistaram 24 egressos do campus e sete empresas da região, buscando um diagnóstico da aplicabilidade do ensino ofertado pela instituição no mercado de trabalho. Com os resultados, notou-se que o Ifes-Campus São Mateus é extremamente importante para a área industrial local, porém há necessidade de aperfeiçoamento frente à inovação 4.0. O trabalho foi um dos finalistas das Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace, neste ano.

O outro projeto do Ifes é “Produção, repartição e consumo: etnografia das pescarias e das práticas de maricultura no litoral sul do Espírito Santo”, dos autores Gabriell Costa (estudante) e Márcio de Paula Filgueiras (orientador). A pesquisa já havia sido premiada na Febrace com o 4º lugar dentre todos os projetos do Brasil na categoria Ciências Sociais e Aplicadas.

A pesquisa teve o objetivo de levar informações sobre a vida na comunidade pesqueira a um público mais amplo, compartilhando as riquezas culturais e os desafios enfrentados. Para isso, foram descritas as estruturas de produção, repartição e consumo nas pescarias de Marataízes. Confira mais informações na página da Mostratec Virtual.