Página inicial > Notícias > Campus Ibatiba assina acordo de dupla diplomação com instituição portuguesa

Campus Ibatiba assina acordo de dupla diplomação com instituição portuguesa

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 17h19 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 18h24

Parceria é exclusiva para os alunos da graduação em Engenharia Ambiental.

O Campus Ibatiba assinou acordo de dupla titulação com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), de Portugal. Pelo acordo, os estudantes da Engenharia Ambiental poderão cursar o mestrado em Tecnologias de Valorização Ambiental e Produção de Energia no Instituto Politécnico de Portalegre durante o seu último ano de formação. Depois de um ano, o aluno conclui sua dissertação do mestrado, que valerá também como Trabalho de Conclusão de Curso para o bacharelado, e recebe tanto o diploma de bacharel quanto de mestre.

Ao concluir seus estudos no exterior, os alunos do Campus Ibatiba terão diplomas de ambos os cursos, proporcionando-lhes uma vantagem significativa no mercado de trabalho, uma vez que os diplomas serão aceitos no Brasil, na União Europeia (UE) e nos 70 países que possuem acordo com a UE. O acordo prevê ainda que os alunos do mestrado em Portalegre poderão cursar disciplinas no curso de Engenharia do Campus Ibatiba.

A parceria entre o Campus Ibatiba e o IPP não se limita apenas à sala de aula. Além de adquirirem conhecimento em seus campos de estudo, os alunos também terão a oportunidade de participar em projetos de pesquisa, imergir em diferentes culturas, aprender novos idiomas e desenvolver habilidades interculturais essenciais para o mundo globalizado de hoje.

O diretor-geral do Campus Ibatiba, Eglon Rhuan Salazar Guimarães, expressou seu entusiasmo em relação a esta colaboração inovadora. "Estamos muito animados com esta parceria com o Politécnico de Portalegre. Acreditamos que essa experiência internacional enriquecedora preparará nossos alunos para os desafios do mundo real, enquanto contribui para a construção de uma comunidade global de aprendizagem. O objetivo é implementar o intercâmbio de alunos já no próximo semestre letivo".

A quantidade de vagas e seleção dos alunos será por meio de edital específico que está sendo construído e tem previsão para lançamento ainda este ano.

missao portugal 2

Missão Portugal
Ao longo deste ano, a Assessoria de Relações Internacionais do Ifes (Arinter) está trabalhando com processos de mobilidade de servidores e alunos e acordos de cooperação com diversos países, entre outras ações. Uma delas é a mobilidade internacional de diretores-gerais e pró-reitores, para conhecerem diversas realidades e culturas e serem os principais apoiadores e realizadores de ações internacionais nos campi e pró-reitorias.

Neste mês de outubro, nove gestores do Ifes participaram de missão em Portugal, visando a troca de conhecimentos, mobilidade acadêmica, pesquisas e eventos em parceria com os Politécnicos e Universidades portuguesas. A missão aconteceu entre os dias 7 e 14 de outubro e envolveu diversos politécnicos portugueses com os quais estão sendo consolidando acordos de cooperação e planos de trabalho.

missao portugal 1

Dupla diplomação
Em 2020, em formato piloto, três estudantes do Bacharelado em Química Industrial do Campus Vila Velha foram selecionadas para cursar disciplinas do curso de Engenharia Química no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Elas foram para o país em 2021.

Elas receberam o diploma de graduação tanto em Química Industrial quanto em Engenharia Química. As alunas também ficaram por mais um ano para cursar o mestrado no IBP e obterão também o diploma de mestre pela instituição.

Com informações do Campus Ibatiba.