Página inicial > Notícias > Equipe do Campus Colatina é a campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipe do Campus Colatina é a campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 14h01 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 15h01

Titâs da Robótica ficou em primeiro na competição, que teve participação de mais de três mil times de todo o Brasil.

A Equipe Titãs da Robótica foi campeã pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que aconteceu em Salvador, na Bahia, entre 2 e 12 de outubro. Eles disputaram contra mais de três mil competidores de diversos lugares do País.

Para chegar até a fase nacional, o time venceu a etapa estadual em junho deste ano. Em 2022, os alunos também apresentaram o projeto na competição e avançaram até a final, mas terminaram na 12ª posição. A conquista inédita trouxe muita alegria para a turma, como destacou o professor Igor Carlos Pulini: "A gente tem que construir um robô, que está em um ambiente que simula uma cidade e tem que seguir uma área. Ele tem que ultrapassar os obstáculos e tem que analisar o cenário para efetuar resgate e todas as operações de vítimas, com vida ou não. Tudo de forma autônoma. Conseguimos o primeiro lugar, com mais de 3 mil competidores. Foi um feito. É uma competição muito concorrida e foi muito disputada. Uma loucura! Teste para cardíacos! Os meninos trabalharam muito."

Com o resultado, o time de Colatina será o representante do Brasil no evento mundial, que vai acontecer na Holanda, em 2024. “O fato de ter conquistado o Brasileiro nos dá a oportunidade de disputar o Mundial da Holanda. Vamos correr atrás de patrocínios”, comentou.

Além do título da OBR, a equipe de robótica do IFES Colatina também conquistou o primeiro lugar na competição Latino Americana de Robótica (LARC), na categoria Kits Educacionais Padrão (SEK). Esta é a terceira vez que a equipe é premiada com a medalha de ouro, demonstrando seu domínio na competição.

"A categoria que vencemos é uma em que vêm faculdades de todo o país e também gente de fora, como do México. É a terceira vez que ganhamos, dos nove anos que participamos. Nesse, a gente compete com outro adversário, numa arena dupla. Tem um ambiente de uma cidade que você tem que levar passageiros para determinados locais mapeados na arena. Quem pegar mais passageiros e levar ao local correto vence. É como se fosse um carro de aplicativo", disse Pulini.

Equipes vencedoras de Colatina:
OBR: alunos Joel Hanerth e Gabriel Macedo Liberato; orientador Julio Vendramini.
SEK: alunos Lara Calegário Guedes, Luiz Fernando M. Zorzanelli e Geanderson Lemonte; orientadores Igor Carlos Pulini e Renan Osório Rios.

O que é a OBR?
A OBR ocorre desde 2007, atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. Seu objetivo é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Saiba mais sobre a OBR em obr.org.br.

*Do Campus Colatina. Atualizado em 18/10/2023.