Página inicial > Notícias > Desfile das delegações marca abertura do JIF Sudeste 2023

Desfile das delegações marca abertura do JIF Sudeste 2023

Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 18h51 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 15h01

Jogos acontecem até o dia 1° de setembro ma cidade de Guarapari (ES).

Cerca de 1500 estudantes atletas de Institutos Federais, do Cefet-MG e do Colégio Pedro II estão na cidade de Guarapari para participar da etapa Regional Sudeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF Sudeste). O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é o anfitrião do evento esportivo, que é classificatório para os jogos nacionais.

Na noite desta terça-feira (29) aconteceu a cerimônia de abertura, que contou com o desfile das delegações, juramento de atletas e árbitros, pronunciamento de autoridades e apresentação cultural. A entrada de cada equipe representante das delegações foi saudada pelos colegas, marcando o início das competições já na arquibancada. Entre as torcidas mais entusiasmadas estiveram a do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

O reitor do Ifes, Jadir Pela, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância dos jogos como um espaço educativo dos Institutos Federais. "O momento é de competição, mas é também de aprender e praticar a solidariedade, a amizade, o respeito," ressaltou.

O coordenador-geral da etapa Regional Sudeste do JIF, professor Felipe Ferreira Barros Carneiro, falou aos presentes e agradeceu o trabalho da equipe organizadora. Carneiro lembrou que o evento marca o retorno da etapa regional e enalteceu o papel transformador dos jogos.

A noite foi encerrada com a apresentação da Companhia de Dança Andora, que encantou as delegações com um espetáculo de Jongo. O grupo é um projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que forma professores para o ensino de manifestações da cultura popular em escolas e outros espaços educativos.