Página inicial > Notícias > Gestores culturais das universidades e dos Institutos Federais se reúnem em Vitória

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 07h19 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 15h17

As inscrições são gratuitas e o público-alvo são servidores e estudantes do envolvidos com gestão cultural.

topo e mail ufes forcult ufes

Profissionais e estudantes que atuam ou têm interesse no tema da gestão cultural no âmbito das instituições públicas de ensino superior participarão, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, do VII Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT). O evento acontecerá no Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e contará com conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho e assembleia envolvendo estudantes, servidores e gestores. As inscrições são gratuitas.

Entre os temas discutidos estão o reconhecimento do papel cultural das instituições públicas de educação superior, o financiamento e a formação cultural nessas instituições, bem como a integração da cultura nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O evento conta com participações de representantes de instituições importantes do Sistema Nacional de Cultura, como o secretario de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba; e o diretor-executivo da Funarte, Leonardo Lessa. Também participará, como convidada, a pesquisadora e ex-presidente da Fundação Casa Rui Barbosa, Lia Calebre. A Conferência de abertura será realizada pelo presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e Secretário de Estado de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha.

Para a Secretária da Coordenação FORCULT Sudeste e assistente da Secretaria de Cultura e Difusão do Ifes, Niciane Castro, o encontro representa uma oportunidade de ampliar as discussões sobre a temática, principalmente nas instituições da Rede Federal. Ela também destaca a importância das trocas que acontecem no Fórum. "Temos uma identidade própria na ação cultural, com iniciativas que muitas vezes já nascem em rede e com forte inserção nos territórios. Acredito que podemos contribuir muito com os debates das instituições públicas", convida.

Confira a programação completa do VII Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras:

29/8 - Terça-feira
14h - Credenciamento e cerimônia de abertura
16h - Conferência de abertura
17h - Café com arte
18h - Apresentações dos Grupos de Trabalho (GTs)

30/8 - Quarta-feira
10h - Reuniões dos GTs
13h - Almoço
15h - Mesa: “Financiamento da Cultura nas IPES: responsabilidade
17h - Café com arte
18h - Reuniões dos GTs

31/8 - Quinta-feira
10h - Encontros por categoria: técnicos-administrativos / dirigentes / alunos
13h - Almoço
15h - Mesa: “Perspectivas acerca da formação em Organização da Cultura”
17h - Café
18h - Atividade cultural

1º/9 - Sexta-feira
10h - Mesa: “Cultura e Extensão: diálogos e idiossincrasias”
Meio-dia - Almoço
14h - Assembleia e eleição da nova Coordenação Nacional

Acesse o site do FORCULT para saber quem estará nas mesas temáticas.