Página inicial > Notícias > Polos de Inovação da Rede Federal se reúnem no Espírito Santo

Polos de Inovação da Rede Federal se reúnem no Espírito Santo

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 16h20 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 09h21

1º Encontro Nacional dos Polo de Inovação da Rede Federal aconteceu no Ifes.

Polos dentro

Os Polos de Inovação das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT) reuniram-se, nestas quinta e sexta-feiras (17 e 18 de agosto) na Cidade da Inovação, em Vitória (ES). O evento teve o objetivo de compartilhar experiências e construir uma agenda comum de discussões sobre seus desafios e oportunidades.

Os 14 Polos de Inovação são unidades das instituições da da RFEPT voltados para o atendimento de demandas dos setores produtivos por pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e a formação profissional para atividades produtivas de base tecnológica. Além de gestores ligados aos polos e reitores dos institutos federais, o encontro contou com a participação de dirigentes do MInistério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), parceiros do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na realização do evento.

Entre os principais assuntos debatidos, estiveram os desafios da integração de ações entre os polos, a diversificação de modelos de negócios, as necessidades de melhorias em marcos legais e a ampliação de pessoal para as unidades. Também pautou o evento a intenção de afirmação de uma identidade própria dos Polos de Inovação da RFEPT.

Painéis

Dois painéis marcaram a programação de sexta-feira (18), no auditório da Cidade da Inovação, espaço cedido ao Ifes para a implantação de um habitat voltado para atividades de empreendedorismo e inovação no Espírito Santo. O primeiro, apresentado pelo professor Leonardo Tavares, diretor do Polo de Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), trouxe dados e indicadores levantados em uma pesquisa que contou com a participação de 11 dos 14 polos da rede. Entre os mais relevantes, está o retorno econômico obtido no investimento feito pelo Governo Federal. “Cada real investido pelo governo em funções gratificadas e cargos de direção, por exemplo, transformam-se em R$2,5 mil nos resultados dos Polos”, destacou.

Confira declaração do diretor do Polo do IFF, Leonardo Tavares:

O segundo painel do dia foi formado por dirigentes do Ministério da Educação. Participaram a diretora de Programa da Secretaria Executiva,Tassiana Cunha Carvalho; e o Gerente de Projeto da Diretoria de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Pierry Teza. Representando a Diretoria de Desenvolvimento da RFEPT, participaram o diretor, Marcelo Bregagnoli e a gerente de Projeto Úrsula Gomes Rosa Maruyama. Todos reafirmaram a disposição da gestão do Ministério em fortalecer os projetos da Rede, entre eles os Polos de Inovação. “Todas essas demandas, por capacitação, pelo fortalecimento de mecanismos de atuação em conjunto, por articulação com parceiros, dentro e fora do governo, serão levadas em conta na aplicação das políticas”, afirmou Bregagnoli.

Confira declaração do Diretor de Desenvolvimento da RFEPT, Marcelo Bregagnoli:

Abertura

A cerimônia de abertura aconteceu na quinta-feira (17) e contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e do Conif. Representando o anfitrião Ifes, o reitor, Jadir Pela, falou sobre a importância da agenda de inovação para os institutos federais. “Penso que é chegada a hora de mais um salto de nossa Rede, e a chave está na inovação, no empreendedorismo e na internacionalização”, defendeu. Ao longo do primeiro dia, os representantes dos Polos de Inovação fizeram apresentações de suas atividades, seguidas de diálogos de trocas de experiências.

Próximo encontro

Ao final do evento, houve uma votação para as unidades que se candidataram para sediar o 2º encontro nacional, que acontecerá em 2024. O vencedor foi o Instituto Federal de Manaus (IFAM). O reitor, Jaime Cavalcanti, disse que a expectativa é que seja um grande encontro. “Temos um ecossistema muito forte para a inovação tecnológica, e a experiência IFAM em projetos com as empresas do Polo Industrial de Manaus vai trazer uma experiência muito rica para os Polos da Rede Federal”, disse.

Confira declaração do reitor do IFAM, Jaime Cavalcante: