Página inicial > Notícias > Fundações de Apoio das instituições da Rede Federal se reúnem em Vitória

Fundações de Apoio das instituições da Rede Federal se reúnem em Vitória

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2023, 17h03 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2023, 21h51

Encontro nacional aconteceu nestes dias 15 e 16 de agosto na Cidade da Inovação

Imagem materia dentro

A Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), localizada em Vitória (ES), foi o palco do 1° Encontro das Fundações de Apoio credenciadas por instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. A abertura aconteceu na manhã desta terça-feira (16) e contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O Conif, o Ifes e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) foram organizadores do evento, que teve o objetivo de aproximar as fundações que atuam nos Institutos Federais, CEFETs e no Colégio Pedro II, para possibilitar parcerias no futuro. Ao todo, as 10 fundações que são credenciadas junto às instituições da Rede Federal participaram da programação, que contou com apresentações das atividades realizadas por cada uma e com momentos de compartilhamento de experiências, quando cada organização teve a oportunidade de apresentar iniciativas exitosas.

Para o reitor do Ifes, Jadir José Pela, as fundações de apoio são fundamentais para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação no país e o evento foi um passo importante para que elas possam atuar em conjunto no futuro. “Nós [os Institutos] somos uma rede e isso quem diz é a nossa lei de criação. Por isso, atuar em parceria, compartilhar experiências, organizar uma agenda coletiva das fundações dos Institutos Federais é um desafio estratégico”, disse.

Para a coordenadora-geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal, Jéssica Cristina Pereira Santos, a Setec pode ajudar com as demandas das fundações. "Contem com a Secretaria de Educação Profissional e com o Ministério da Educação, pois nossa presença aqui é justamente para sabermos como podemos ajudar nessa pauta", disse. A fala foi endossada pelo Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Marcelo Bregagnoli. "Quando a gente se organiza, prepara as pautas, as coisas acontecem. Por isso, é importante tratarmos de temas objetivos, para a melhoria das atividades das fundações de apoio", reforçou.

O diretor-presidente da Facto, Renato Tannure, disse que o evento foi um marco histórico. "Nossas expectativas foram superadas pela amplitude e pela qualidade do evento, que trouxe dirigentes das fundações, mas também das instituições apoiadas, do Conif e do MEC", avaliou.

Próximos passos

Ainda segundo o diretor-presidente da Facto, há muitas questões que podem avançar a partir das discussões realizadas, como as que valorizem a participação dos servidores nas atividades das organizações. "Vamos formalizar ao Conif uma solicitação de apoio às sugestões apresentadas pelas fundações, que dizem respeito às condições de atuação em vários temas", informou. Outro encaminhamento é o de prosseguir com os encontros. "Saímos com a vontade de continuar com essa articulação, realizando mais eventos como esse em breve", disse.