Página inicial > Notícias > Pró-Reitoria de Ensino promove Seminário da Gestão da Permanência

Pró-Reitoria de Ensino promove Seminário da Gestão da Permanência

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2023, 15h57 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 16h48

Evento acontece no dia 30 de agosto e terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

A Pró-Reitoria de Ensino do Ifes (Proen) realiza, no dia 30 de agosto, o I Seminário da Gestão da Permanência: Conceitos e ações em foco. O evento ocorrerá no auditório da Cidade da Inovação, em Vitória, das 9h às 16h. O público-alvo são diretores-gerais, diretores de Ensino e membros das Comissões de Permanência e Êxito dos campi, que participarão presencialmente. Haverá ainda transmissão ao vivo da programação no canal do Ifes, no Youtube.

O seminário é uma ação da pró-reitoria e visa fortalecer a política de permanência e êxito na Educação Profissional e Tecnológica. De acordo com a pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos, a meta de formação, de estudos, de planejamento e de monitoramento da Proen para o ciclo 2023-2025 é a permanência dos estudantes do Ifes. “Precisamos colocar foco nas principais causas que impedem nossos estudantes de permanecer nos cursos. Muitos são os fatores que precisam ser identificados e monitorados para que possamos cumprir a nossa meta de acesso, permanência e êxito… É para isso que existimos, para que os estudantes possam acessar a educação, mas principalmente, que possam permanecer e chegar à conclusão de seus ciclos formativos”, explica.

O evento se somará à proposta de Formação para Ações de Permanência e Êxito, em elaboração pela Proen, com o objetivo de desenvolver e fortalecer os saberes e ações para assegurar a permanência e a conclusão dos estudantes, promovendo a inclusão, igualdade e boas práticas, com oportunidades iguais de sucesso acadêmico a todos os estudantes. “É uma tarefa de todos nós, educadores… O trabalho em conjunto das diversas áreas do Ifes e ouvindo nossos estudantes, nos levarão a melhores resultados”, finalizou a pró-reitora.

Comissão
A Comissão Central para o Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do Ifes foi instituída pela Portaria Nº 2.271/2022. É composta por representantes de diversos segmentos da instituição e por membros pesquisadores dos assuntos pertinentes a ela, sendo coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino do Ifes (Proen). Possui caráter permanente, consultivo, propositivo e de assessoramento aos campi na elaboração dos Planos de Permanência e Êxito.

Atualmente a Comissão Central tem um Plano de Ação e uma minuta de “Documento Orientador”, com a finalidade de realização de um trabalho junto às Comissões Locais de Permanência e Êxito dos campi do Ifes. Entre as ações da Comissão, está a realização do I Seminário das Ações de Permanência e Êxito do Ifes.

Confira a programação:

programacao whatsapp