Página inicial > Notícias > Campus Santa Teresa realiza evento para inauguração oficial de usina fotovoltaica

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2023, 21h07 | Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2023, 10h38

Cerimônia aconteceu na última sexta-feira (11)

Foto placa

O Campus Santa Teresa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizou cerimônia de entrega da primeira de suas duas usinas fotovoltaicas na tarde da última sexta-feira. A atividade contou com a presença do reitor do Ifes, de pró-reitores, do diretor-geral do Campus Colatina e do prefeito de Santa Teresa. A instalação, com 178 painéis e capacidade de geração de 95 KWp já está em funcionamento e economizou mais de R$ 30 mil dos recursos financeiros da unidade.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, falou sobre a importância do investimento em usinas desse tipo para a instituição. “Nossa expectativa é que as usinas economizem cerca de 70% do nosso custo total com geração de energia elétrica até o final de 2023”, disse. Jadir ainda elencou outras vantagens da instalação das placas solares nas dependências do campus. É um espaço para que os alunos tenham contato, para que levem a informação para suas famílias, para que as pessoas, empresas e instituições da comunidade que queiram possam conhecer, obter dados. Afinal, é também nosso papel promover as tecnologias sustentáveis”, destacou.

Jadir lembrou que os recursos para implantação das usinas em toda a rede Ifes foram obtidos a partir de emendas de todos os deputados federais da legislatura 2019 - 2022. “Esses eventos são importantes para prestarmos contas com os parlamentares. Levamos essa demanda sistêmica e toda a bancada ajudou. Aqui em Santa Teresa, pudemos contar ainda com um aporte específico do deputado Da Vitória, por isso em seu nome agradeço a todos”, disse.

O diretor-geral do Campus Santa Teresa, Ednaldo Miranda também falou do papel pedagógico das instalações e lembrou da vocação do campus. Temos cursos na área de meio-ambiente e a geração de energia limpa é hoje um desafio fundamental para nosso futuro, pontuou.

O prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici, destacou a importância do Ifes dar exemplos como esse. “É isso que esperamos do Ifes, que tenha uma gestão moderna e eficiente, mas que principalmente seja um espaço da Inovação”, falou.

Ainda participaram os pró-reitores de Administração e Orçamento, Lezi Ferreira; e de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo. Também esteve presente o diretor-geral do Campus Colatina, Octavio Cavalari. Todos destacaram a importância econômica, pedagógica e ambiental da iniciativa.