Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Espírito Santo sediará o 2° Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés
Início do conteúdo da página

Espírito Santo sediará o 2° Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 15h20 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 15h20

Evento acontece em São Gabriel da Palha, de 17 a 20 de outubro.

Um país, muitas origens! Este será o tema central do 2° Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés (EBDC), que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de outubro. O evento ocorrerá em São Gabriel da Palha, cidade do norte do Estado e um dos principais produtores de café conilon do Brasil.

O encontro contará com palestrantes e conferencistas nacionais e internacionais, com o objetivo de proporcionar maior integração, aprendizado e conexão dos especialistas brasileiros com as tendências e novidades do mercado de especialidades. O evento reunirá participantes do Brasil e de países como Reino Unido, Estados Unidos e Rússia, incluindo compradores, importadores, torrefadores, degustadores, baristas e cientistas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento

A programação incluirá ainda os painéis de cupping (sessões de degustação) e calibragem sensorial, que serão conduzidas pelo especialista de renome internacional Silvio Leite. Referência no campo da análise sensorial de cafés no Brasil, ele vai compartilhar a sua experiência e conhecimento, adquiridos como “head judge” em diversos concursos de qualidade realizados no Brasil e no mundo.

Além dos minicursos e diversos painéis técnicos/científicos, haverá um painel especial nomeado: Um país, muitas origens! Será um momento dedicado à degustação dos cafés, arábica e canéfora, das principais regiões produtoras e indicações geográficas do Brasil.

Sobre o evento
O Encontro Brasileiro de Degustadores de Café foi idealizado por pessoas apaixonadas pela cafeicultura, que compreenderam a necessidade de um esforço conjunto, de diferentes atores, para trazer inovações e conhecimento para os profissionais que atuam em uma etapa tão importante da produção e controle de qualidade do café.

A primeira edição ocorreu na Amazônia, em 2022. O local escolhido foi a cidade de Cacoal, Rondônia, capital dos Robustas Amazônicos. O 1º EBDC contou com a presença de mais de 200 profissionais vinculados à cadeia de produção e transformação dos cafés brasileiros.

O Encontro Brasileiro de Degustadores de Café é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Degustadores de Cafés, da Embrapa Rondônia e do Ifes – Campus Venda Nova do Imigrante. O evento tem como parceiros Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), da Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha, do Sicoob–ES, da OCB-ES, do Incaper e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG).

registrado em:
Fim do conteúdo da página