Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Instrução normativa orienta sobre curricularização da extensão nos cursos de graduação do Ifes
Início do conteúdo da página

Instrução normativa orienta sobre curricularização da extensão nos cursos de graduação do Ifes

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 14h09 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 14h12

Documento auxilia a criação e a revisão dos projetos pedagógicos.

As Pró-Reitorias de Extensão e Ensino publicaram instrução normativa que orienta a avaliação dos projetos pedagógicos de cursos de graduação, considerando a integração curricular do ensino com a extensão. A partir desta publicação, os critérios inseridos no documento deverão ser considerados na criação e revisão dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de graduação do Ifes.

A Resolução CS nº 38/2021 havia regulamentado a obrigatoriedade da Curricularização da Extensão, atendendo ao disposto na legislação vigente e de acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária. A instrução normativa, elaborada pela Comissão Permanente de Acompanhamento da Implantação da Curricularização da Extensão, informa quais critérios serão adotados na avaliação dos projetos pedagógicos, para o cumprimento à legislação vigente e a Política Nacional de Extensão Universitária.

“O PPC novo ou revisado é encaminhado para a Câmara de Graduação, que aprecia o documento e dá prosseguimento ou não às instâncias superiores do Ifes. Atualmente, há dois pareceres, um pedagógico e um técnico, que subsidiam a Câmara na tomada de decisão. E a instrução normativa acrescenta itens relacionados à curricularização ao parecer pedagógico”,explica o presidente da Comissão de Curricularização, Célio Maioli. 

De acordo com o diretor de Graduação do Ifes, Aldieris Braz Amorim Caprini, a normativa serve como um roteiro para quem for revisar o projeto pedagógico. “Na prática, é um documento auxiliar que orienta quem faz a revisão e os pareceres de PPC”, complementa.

Todos os PPCs de graduação do Ifes deverão passar por revisão com o objetivo de inserir a prática extensionista nas Matrizes Curriculares e Ementas dos Currículos e adequação a essas diretrizes. Os projetos devem ser revisados em estrita aderência à estratégia 12.7 do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014) , que exige, no mínimo, 10% da carga horária total dos cursos de graduação, constante nos créditos curriculares; e que essa carga horária deve ser registrada como projetos ou programas de extensão, e constar nos históricos dos alunos.

A IN está disponível em: proex.ifes.edu.br/orientacoes-normativas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página