Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Laboratório de Solos do Campus Itapina é certificado pela Embrapa
Início do conteúdo da página

Laboratório de Solos do Campus Itapina é certificado pela Embrapa

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2023, 17h08 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 17h08

Pela 14ª vez o laboratório é certificado no Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade.



Nesta semana, o Laboratório de Solos do Campus Itapina recebeu, mais uma vez, o Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), emitido pela Embrapa Solos.

O Certificado de Exelência e Qualidade é emitido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e tem como desafio desenvolver, em conjunto com os parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso país.

A importância da participação está relacionada à manutenção de um padrão de qualidade atestada pelo programa coordenado pela Embrapa Solos, permitindo uma maior segurança nas informações geradas. O laboratório conta, arualmente, com 14 certificados.

A análise de solo retrata por meio dos atributos químicos do solo o estado da fertilidade do solo e é a base para a recomendação de insumos e fertilizantes visando a correção da fertilidade do solo. O processo do PAQLF consiste no envio, pela Embrapa, de 12 amostras diversas de solo ao longo do ano aos laboratórios participantes do programa. Estes realizam as análises de vários atributos do solo e enviam os resultados por um sistema, e posteriormente a equipe do PAQLF verifica os resultados de cada atributos e os comparam com o valor médio real através de modelos estatísticos. De acordo com os acertos e os erros, o laboratório é certificado ou não.

Para participar do PAQLF, os laboratórios de todo o Brasil deverão enviar manifestação de interesse para a Embrapa Solos e enviar as informações necessárias para participação no programa.

O PAQLF
A Embrapa Solos coordena o Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). Este programa foi instituído em 1992 e dele participam os laboratórios que utilizam o Método Embrapa de Análise de Solos.

A participação dos laboratórios é voluntária e de âmbito nacional. Atualmente fazem parte do PAQLF cerca de 140 laboratórios de fertilidade de todas as regiões do país.

Em seu início, o PAQLF teve como objetivo proporcionar um meio de avaliação e de correção da qualidade analítica dos laboratórios participantes. Com a adoção do Selo de Qualidade a partir de 1998, o PAQLF, também passou a funcionar como um meio de atestar o desempenho satisfatório dos participantes perante seus clientes externos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Itapina

registrado em:
Fim do conteúdo da página