Página inicial > Notícias > Estudantes do Ifes vencem desafio do Conselho Federal de Economia

Estudantes do Ifes vencem desafio do Conselho Federal de Economia

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2023, 15h22 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 13h47

Oito alunos da instituição ficaram no top 10 da competição.

Três estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram as primeiras colocadas da edição 2023 do Desafio Quero ser Economista, uma competição de relevância na esfera acadêmica, organizada pelo Sistema Conselho Federal de Economia (Cofecon) e do Conselhos Regionais de Economia (Corecon). Além disso, o Top 10 do desafio contou com oito estudantes do Ifes.

As primeiras colocadas foram, respectivamente, Bárbara da Costa Galvão, do Campus Cariacica; Alexia Eulanda Wiker Chelemberg, do Campus Colatina; e Bruna Rodrigues Felix Duarte, também do Campus Cariacica. Elas ganharão prêmios de R$ 2 mil, R$ 1,5 mil e R$ 1 mil, respectivamente.

“Agradeço aos estudantes que participaram e se empenharam de forma admirável na 8ª edição do Desafio. Em cada etapa da competição, podemos perceber o quanto os alunos se dedicam e aprendem. Agradeço também a participação de todos os Corecons, que trabalharam de forma incansável para que mais estudantes conhecessem, por meio da competição, a profissão do economista”, comentou a coordenadora do projeto, conselheira Maria de Fátima Miranda, ao anunciar os vencedores. “Aproveito também para destacar o excelente trabalho do Corecon-ES, que como Conselho Regional se destacou tanto no pódio, como no número de inscrições”, finalizou.

A 8ª edição do Desafio Quero ser Economista 2023 foi marcado pela representatividade feminina. Assim como nas edições de 2022 e 2019, o pódio foi conquistado por três mulheres. E elas foram maioria entre os finalistas: dos 80 vídeos finalistas, 56 foram gravados por mulheres.

E o Espírito Santo se destacou como um celeiro de talentos econômicos, com mais de mil inscritos, seguido por Pernambuco ( 878 inscritos) e Ceará (376 inscritos)

Conheça as estudantes que se destacaram entre os competidores:

1º Lugar: Bárbara da Costa Galvão
A grande campeã é Bárbara da Costa Galvão, estudante do 2º ano do Camous Cariacica. Bárbara cativou a todos com seu vídeo abordando o tema “A economia como ferramenta de transformação social”. Sua visão inspiradora ressalta como a economia pode ser uma poderosa ferramenta para promover mudanças sociais positivas. Ela expressou sua convicção de que, ao compreender as desigualdades sociais e identificar políticas inclusivas e justas, podemos avançar em direção a um futuro mais justo e equitativo.

2º Lugar: Alexia Eulanda Wiker Chelemberg
Em segundo lugar, temos Alexia Eulanda Wiker Chelemberg, estudante do 3º ano do Campus Colatina. A habilidade de Alexia em apresentar ideias complexas de forma clara e concisa destacou-se em seu vídeo sobre “A posição do Brasil no ranking mundial econômico”. Ela analisou cuidadosamente os fatores que colocam nosso país na 9ª posição global, atrás da Itália e à frente do Canadá, ao mesmo tempo em que enfrenta desafios econômicos. Sua dedicação em compreender o cenário econômico brasileiro e global impressionou a todos os jurados.

3º Lugar: Bruna Rodrigues Felix Duarte

No terceiro lugar, temos Bruna Rodrigues Felix Duarte, também estudante do 2º ano do Campus Cariacica. A apresentação de Bruna sobre “Três tipos de empresas” foi didática, ao explorar as diferenças entre MEI, LTDA e EIRELI. Sua clareza ao abordar as características distintas desses modelos empresariais e sua relevância no contexto econômico destacaram seu conhecimento no campo da Economia.

Confira o TOP 10:

1) Bárbara da Costa Galvão (ES), estudante do 2º ano do Campus Cariacica, Espírito Santo
2) Alexia Eulanda Wiker Chelemberg (ES), estudante do 3º ano do Campus Colatina, Espírito Santo
3) Bruna Rodrigues Felix Duarte, estudante do 2º ano do Campus Cariacica, Espírito Santo
4) Alvaro Ferro Nalesso, estudante do 3º ano do Campus Cariacica, Espírito Santo
5) Sara Martins Nascimento, estudante do 1º ano do Campus Cariacica, Espírito Santo
6) Izabelly Cristine Glassiner Coutinho, estudante do 3º ano do Campus Cariacica, Espírito Santo
7) Maria Vitória da Penha Vieira, estudante do 2º ano do Campus Cariacica, Espírito Santo
8) Claire Pimentel Marar, estudante do 3º ano do Colégio Univille, em São Francisco do Sul, Santa Catarina
9) Ester Rangel Peregrina, estudante do 3º ano no Colégio Militar EAD, em Manaus, Amazonas
10) Emilly Gonçalves Martiniano, estudante do 3º ano do Campus Cariacica, Espírito Santo

Fonte: Confecon