Página inicial > Notícias > Estudantes do Ifes participam de Encontro do Hotel de Hilbert no Rio Grande do Norte

Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 15h27 | Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2023, 15h39

Evento é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

hh ifes

Ao longo desta semana, estudantes do Ifes participaram da 8ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) 2023, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O evento, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), reuniu 160 estudantes de todo o Brasil para uma imersão no mundo da matemática. Os participantes foram selecionados pelo desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), destinado a medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Participaram do encontro os estudantes do Campus Serra: Daniel Trierweiler Leal Correa, Pedro Manuel de Reis Siqueira e Thamires Passos Chaves da Silva. Ainda representando o Espírito Santo, participaram os alunos André Souza Alberti, da EMEF CEL PM Orlady Rocha Filho; e Vitória Cruz de Aguiar, da EMEF Maria Madalena de Oliveira Domingues. Eles foram acompanhados pelo coordenador Regional do PIC da OBMEP, Alexandre Maia Ferreira, que é professor do Campus Aracruz.

Entre os dias 24 a 27 de julho, houve uma programação especial para esses estudantes, com de gincanas, aulas, palestras e serão desafiados a resolver o problema do dia. O encontro contou, ainda, com 17 professores universitários de diferentes regiões do país, que debateram com os participantes diversos temas do universo matemático, como um incentivo para se dedicarem ao aprimoramento de seus estudos na área.

O evento é realizado pelo IMPA e pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do Itaú Social, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

hh es

Hotel de Hilbert
Em 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele, há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto N pula para o quarto N+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas.

Inspirada nessa ideia, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) criou, em 2011, o Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) para os alunos com melhor desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC).

hh geral

Com informações da OBMEP