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Campus Aracruz sedia a 4ª Simulação de Geopolítica do Ifes

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2016, 16h52 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2016, 16h54

Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que simula ambiente diplomático internacional para ajudar na compreensão de questões geopolíticas.

Nos dias 19 e 20 de agosto, cerca de 300 pessoas, incluindo estudantes, docentes e técnicos administrativos, se reuniram no Campus Aracruz, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), para a quarta edição da Simulação de Geopolítica do Ifes (SiGI). O evento tem como objetivo simular um ambiente diplomático internacional, a fim de auxiliar os estudantes na compreensão de questões geopolíticas mundiais, como conflitos étnico-culturais, econômicos e sociais, e na elaboração de propostas para tais discussões.

Participaram da SiGI alunos de escolas de todo o Estado, como dos campi Aracruz, Colatina, Vitória e Cachoeiro, do Ifes; do Colégio Marista; do Colégio Contec; do Radier; da Escola Misael Pinto Neto; do Colégio Santa Catarina; e da Escola Hilda Miranda. Durante a atividade, os jovens foram divididos em sete comitês para discutir temas específicos, simulando reuniões em diversos tempos (passado, presente ou futuro), que poderiam ser realizadas dentro da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus órgãos. Eles precisaram elaborar argumentos e proposições para o debate. O evento ainda contou com um comitê de cobertura jornalística chamado O Diplomata.

Nesta edição, que teve um número recorde de comitês, foram simuladas as seguintes reuniões e temas: Organização Pan-Americana da Saúde 2016, com o tema “Epidemia do Zika Vírus”; Assembleia Geral da ONU 2016, com a “Reestruturação do Conselho de Segurança”; Conselho de Segurança da ONU 1970, “Guerra do Vietnã”; Assembleia Geral 2066, “Recursos Mundiais”; Programa da ONU para o Meio Ambiente 2016, “Desperdício de Alimentos”; Conselho de Reunificação das Coreias 2033, “Reunificação da Península Coreana”; além do Senado Imperial Brasileiro 1888, acerca da “Lei Áurea”.

Os destaques deste ano foram o comitê Senado Imperial Brasileiro (SIB), que abordou a questão da discussão da Lei Áurea, levando os delegados a uma volta ao passado do Brasil; e o comitê de Crise e Intervenção, que orientou as manifestações externas nos comitês, possibilitando a construção de situações críticas e visando, consequentemente, à busca de soluções objetivas, por meio de propostas resolutivas para estes momentos cruciais, por parte dos delegados.

De acordo com João Victor Correa, secretário-geral desta edição, a SiGI é um projeto de ensino com duas características muito peculiares. “A primeira delas é que foi projetada para os próprios alunos a produzirem, então a carga de responsabilidade somada com a carga de felicidade no final do projeto amadurece e ensina muito todos os envolvidos. A segunda delas é o principal legado, que é a capacidade de liderança e argumentação passada aos delegados convidados, que aprendem que têm o poder de mudar o mundo, e que é apenas necessário estudo, dedicação e pessoas em que possam confiar”, afirma João Victor.


Abertura

No dia 18 de agosto, no auditório do Campus Vitória, foi feita a abertura da quarta edição da SiGI. Estiveram presentes o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, como representante do reitor; os diretores do Campus Aracruz Hermes Vazzoler Júnior (geral), André Romero (Ensino), Vinícius Guilherme Celante (Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão); os coordenadores do projeto, Helder Januário da Silva Gomes (campus Vitória), Thalismar Mathias Gonçalves e Tiago Camilo, que exercem o mesmo papel no campus Aracruz; a servidora Kenya Locatelli, Relações Públicas do campus, além dos alunos e professores das escolas participantes.

A palestra de abertura foi realizada pelo Professor Márcio José Mendonça e abordou a temática de “Militarização e Geopolítica no cotidiano”, reforçando a importância de iniciativas como a SiGI no contexto atual para a formação de estudantes.


O Diplomata
Além dos comitês temáticos, a SiGI contou, pelo segundo ano consecutivo, com a presença do comitê de imprensa, que mantém o veículo oficial de cobertura jornalística do evento: O Diplomata. Criado em 2015, o comitê apresenta uma abordagem diferente dos demais. Representando jornalistas e sob o assessoramento dos voluntários e diretores da imprensa, os alunos são divididos em duplas, da mesma escola, e têm de acompanhar os acontecimentos nos demais comitês. Ao final do dia, redigem reportagens que são anexadas e dão corpo ao jornal “O DIPLOMATA”, que também possui página no Facebook e Instagram.

 

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