Página inicial > Notícias > Cefor completa 10 anos em agosto

Cefor completa 10 anos em agosto

Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2016, 16h33 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2016, 11h03

Comemoração será realizada nesta quinta-feira (11), na nova sede. Veja alguns marcos da história do Cefor.

No mês de agosto, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), completa dez anos de atividades. Na avaliação da diretora Vanessa Battestin, o Centro tem muito a comemorar e também vários desafios pela frente. Entre os motivos de celebração, estão os 3 mil alunos formados e capacitados para atuar na EAD e a capacidade de levar educação de qualidade a 35 municípios do Espírito Santo.

O Cefor oferece quatro cursos técnicos, duas pós-graduações lato sensu, uma pós-graduação stricto sensu e cerca de 25 cursos de Formação Inicial e Continuada a distância. Os cursos contam com diversos polos de apoio presencial: 27 polos de ensino superior e 14 polos de ensino técnico, que atendem a 35 municípios do Espírito Santo.

Criado em 11 de agosto de 2006, com o nome Centro de Educação a Distância (Cead), o Centro se dedicou também à formação dos profissionais da educação. Ao longo da última década, veio ainda trabalhando a favor da institucionalização da Educação a Distância (EAD) dentro da Rede Federal, o que acabou por transformar o Cefor em uma referência.

Para Vanessa, todo o avanço e reconhecimento atribuídos ao Centro estão atrelados ao trabalho sério desenvolvido por todos os servidores e colaboradores. “Ao longo dos 10 anos de experiência, o Cefor conseguiu se estabelecer como referência principalmente graças ao trabalho sério realizado. Isso fez com que ocupássemos, por diversas vezes, posição de vanguarda na EAD brasileira, no que concerne à estrutura administrativa, metodologia, elaboração de materiais didáticos, formalização de processos para EAD e, mais recentemente, institucionalização da EAD”, comenta.

Com esse histórico, o Centro conseguiu aproximar outros institutos federais, estabelecendo uma relação de confiança e colaboração com aqueles interessados em desenvolver esse modelo de ensino. Além disso, o Cefor-Ifes está presente nas comissões nacionais que definem as diretrizes para a EAD no Brasil. Segundo Vanessa, “esse diálogo acaba criando uma rede de conhecimentos, pois há muita troca de experiências que permitem o crescimento institucional de todas as partes”.

Desafios e expectativas
Um dos principais desafios para o Cefor é a institucionalização da Educação a Distância. Vanessa explica que é essencial garantir uma base sólida para o desenvolvimento desse modelo de ensino, sem depender exclusivamente do fomento dos programas federais, visto que o País passa por um momento de crise.

O Cefor já deu alguns passos importantes nesse sentido, como possuir um quadro próprio de servidores técnico-administrativos e docentes, oferecer desde 2015 cursos sem fomento externo, utilizando carga horária docente e os próprios campi do Ifes como polo. “Há muitas discussões ainda a serem realizadas, como distribuição orçamentária para cursos a distância, indicadores específicos, estabelecimento de parâmetros de carga horária docente, dentre vários outros. O Cefor pretende abrir diálogo com a comunidade do Ifes para que mais uma vez sejamos vanguarda na EAD brasileira”, aponta.

A expectativa para os próximos anos é a oferta de novos cursos, como o doutorado em Ensino e o mestrado profissional em rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ambos em processo de avaliação na Capes, a abertura do curso técnico em Libras e das pós-graduações lato sensu em Práticas Pedagógicas, Educação a Distância e Educação Ambiental. Além disso, há previsão de abertura de outros cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são preparados de acordo com as demandas da sociedade e oferta de cursos dentro da iniciativa e-Tec Sem fronteiras, como Inglês, Espanhol e Português para Estrangeiros.

Comemoração

Para comemorar o aniversário do Cefor, será feito um evento no dia 11 em homenagem aos 10 anos de atividades e para a inauguração oficial da nova sede, em Vitória. Participarão do evento, além do reitor Denio Rebello Arantes e da diretora do Cefor, Vanessa Battestin Nunes, autoridades, políticos, servidores do Ifes e convidados.

Confira a programação:

13h às 16h - Abertura da turma de calouros do Educimat.
15h - Fórum de Comemoração de 10 Anos da UAB: Compartilhando Experiências
17h - Abertura e solenidade
18h30 - Momento Cultural
19h - Descerramento da Placa
19h15 - Coquetel

Veja alguns marcos da história do Cefor.