Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Proex divulga orientação normativa para cadastro de ações de Extensão
Início do conteúdo da página

Proex divulga orientação normativa para cadastro de ações de Extensão

Publicado: Sexta, 15 de Julho de 2016, 15h52 | Última atualização em Sexta, 15 de Julho de 2016, 15h52

Documento aborda procedimentos para elaboração, avaliação, cadastro e certificação das ações.

A Pró-Reitoria de Extensão do Ifes (Proex) divulgou uma orientação normativa para o cadastramento das ações de Extensão da instituição. O documento aborda os procedimentos de elaboração das ações, de avaliação institucional, de cadastramento e, em caso de aprovação institucional da ação, de acompanhamento do trabalho e certificação dos participantes.

O texto foi debatido em diversas reuniões da Câmara de Extensão, com a participação dos gestores dessa área de todos os campi e outras representações, conforme relata o pró-reitor Renato Tannure. Ele lembra que, a partir da edição da orientação normativa, a Proex não lançará mais os editais anuais para cadastramento das ações. Os responsáveis deverão seguir diretrizes do documento e registrar, em qualquer tempo, a atividade no sistema da Extensão.

Tannure destaca que o processo de aprovação foi descentralizado, cabendo à gestão da Extensão do campus fazer a primeira avaliação. A Proex fará uma segunda etapa da avaliação, harmonizando a aplicação dos critérios, em âmbito institucional, e analisando o contexto geral da ação. Ele ainda lembra que a institucionalização das ações é importante, pois atende à demanda da comunidade acadêmica por padronização de processos e ajuda na organização das atividades – possibilitando, por exemplo, a previsão anual e direcionamento de recursos humanos e até financeiros para sua realização.

“É importante também pela prestação de contas e avaliação de resultados. Para isso, uma ação tem que estar documentada, e as responsabilidades bem definidas. Precisamos perceber se ações atendem ao interesse institucional, se têm viabilidade, se os resultados fazem jus ao investimento, qual foi o impacto social, os benefícios para os estudantes e para desenvolvimento da instituição”, apontou.

Acesse a Orientação Normativa Proex 01/2016 – Institucionalização de Ações de Extensão no Ifes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página