Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para 1.208 vagas em cursos técnicos do Ifes

Inscrições abertas para 1.208 vagas em cursos técnicos do Ifes

Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2016, 14h32 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2016, 17h09

São oportunidades em 11 campi, para quem está cursando ou terminou o ensino médio, além de vagas do Proeja. Todos os cursos do Ifes são gratuitos.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está com inscrições abertas para 1.208 vagas em cursos técnicos concomitantes, subsequentes e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). São oportunidades para ingressar no segundo semestre letivo, nos campi Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Metade das vagas é reservada a ações afirmativas.

As vagas estão distribuídas em dois editais. O PS 20/2016 traz 1.068 vagas para dois tipos de curso técnico: os concomitantes, voltados a quem está cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio (dependendo do projeto do curso), sendo que em alguns casos poderão se inscrever candidatos que já concluíram essa etapa; e os cursos subsequentes, exclusivos para quem já concluiu o ensino médio. A duração varia de um ano e meio a dois anos.

O segundo edital é do PS 21/2016, que oferta 140 oportunidades para cursos Proeja do Campus Vitória e uma qualificação profissional (voltada também para jovens e adultos). Poderão se inscrever pessoas com 18 anos ou mais de idade com o ensino fundamental completo, que ainda não tenham concluído o ensino médio. Os selecionados farão tanto o ensino médio quanto o técnico no Ifes. A duração varia de três a quatro anos de curso.

As inscrições para as vagas do edital 20/2016 podem ser feitas pelo site do Ifes, até o dia 6 de junho. O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 51, vai até o dia 25 de maio. Têm direito à isenção os candidatos que tenham estudado as duas últimas séries do ensino fundamental em escola pública, ou particular como aluno bolsista em função de carência socioeconômica, ou ainda curso equivalente em estabelecimento da rede pública de ensino com aprovação final até a data da matrícula.

Para o Proeja (edital 21/2016), não haverá cobrança de taxa, e a inscrição deverá ser feita presencialmente, no Campus Vitória. O prazo também vai até 6 de junho. As provas de ambos os editais estão previstas o dia 26 de junho, e o resultado final será divulgado em julho.

Acesse o edital do PS 20/2016 e do PS 21/2016 para ver todas as informações.

Veja os cursos e vagas em cada campus:

Aracruz

Metalurgia (Proeja) – 40 vagas

Segurança do Trabalho (Proeja) – 40 vagas
Turno: Vespertino

Cadista para a Construção Civil (Qualificação profissional – Jovens e Adultos) – 20 vagas