Página inicial > Notícias > Conselho Superior dá início ao processo eleitoral para renovar representantes de alunos, técnicos e docentes

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2016, 17h54 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2016, 17h54

Previsão é de que todo o processo seja realizado no mês de maio.

Foi iniciado o processo eleitoral para a escolha de novos representantes para o Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O Conselho é o órgão máximo da instituição. A ele compete aprovar as diretrizes para atuação do Ifes e zelar pela execução da política educacional; definir o processo de escolha para provimento dos cargos de reitor e diretores-gerais; aprovar os planos de desenvolvimento institucional e orçamento; entre outas atribuições.

O presidente do Conselho, o reitor Denio Rebello Arantes, encaminhou no dia 20 de abril um memorando aos diretores-gerais orientando sobre a instalação de comissões para organizar a consulta pública que escolherá os representantes dos Colégios Eleitorais dos campi. Em todos eles, serão eleitos representantes dos estudantes.

Haverá votação de docentes e servidores técnico-administrativos em alguns campi que ainda não existiam na época da eleição anterior; ou ainda para regularizar mandatos diferentes. Os Colégios de docentes e técnicos administrativos permanecem válidos por quatro anos, já o de discentes fica válido por dois.

O cronograma do processo eleitoral está em fase de definição por cada campus, mas a previsão é de que todas as etapas – com inscrição das chapas, votação para os Colégios Eleitorais e escolha dos representantes efetivos e suplentes do Conselho Superior – sejam realizadas ainda no mês de maio.

Poderão inscrever e votar nas chapas todos os servidores do quadro ativo e permanente do Ifes; além de todos os alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais técnicos, de graduação e de pós-graduação. Os alunos da modalidade Ensino a Distância poderão votar no campus ao qual estiverem vinculados.