Página inicial > Notícias > PRPPG lança seis editais de programas de fomento à pesquisa, inovação e difusão científica

Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2016, 14h19 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2017, 18h03

São três editais do Programa Institucional de Difusão Científica (Prodif) e três do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti).

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgou nesta segunda-feira (18) seis editais de programas de fomento à pesquisa, inovação e difusão científica. São três do Programa Institucional de Difusão Científica (Prodif) e três do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti).

O edital 01/2016 – Prodif é voltado ao apoio à apresentação de trabalhos em eventos técnico-científicos, de abrangência nacional ou internacional, exclusivamente para apresentação oral ou pôster. Serão dois períodos de submissão: de 18 a 27 de abril, para eventos que serão realizados entre maio e agosto de 2016; e de 18 a 29 de julho, para eventos de setembro até dezembro de 2016. Podem participar servidores efetivos que não estejam de licença na data do evento e a forma de auxílio é por meio de ressarcimento. Veja mais detalhes no edital 01/2016 Prodif.

Já o edital 02/2016 – Prodif é destinado à versão e revisão de artigos científicos para publicação em periódicos científicos especializados, que exijam artigos redigidos em língua inglesa e nas próprias Revistas Científicas do Ifes. As inscrições serão de fluxo contínuo até 31 de outubro ou até que se atinja o número máximo de laudas contratadas para versão do idioma português para o inglês ou revisão no idioma inglês.

Como uma forma de complementar esse apoio, o edital 03/2016 – Prodif tem o objetivo de fornecer auxílio para o custeio de publicações científicas em periódicos de elevado impacto. É uma estratégia para aumentar a produção qualificada dos pesquisadores, consequentemente fortalecendo os grupos de pesquisa e a pós-graduação do Ifes. Poderá ser concedido auxílio integral ou parcial, até o limite de R$ 1.000 por publicação, por meio de ressarcimento. Acesse 03/2016 – Prodif.

Picti

Os editais do Picti são destinados à formação de cadastro de reserva para a futura distribuição de bolsas captadas junto a agências de fomento externas. O edital 04/2016 refere-se ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr) e ao Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica Júnior (Pivic-Jr), que deverão envolver alunos de ensino técnico integrado ao ensino médio, concomitante ou subsequente.

O proponente deve ser servidor efetivo, com titulação mínima de graduação, podendo submeter no máximo seis Planos de Trabalho diferentes e independentes, com no máximo três bolsas. Será possível qualquer arranjo em relação à quantidade de estudantes bolsistas e voluntários, desde que atenda o número máximo de seis estudantes e no máximo três bolsistas. O prazo vai até 20 de maio. Confira o edital 04/2016 – Pibic-Jr e Pivic-Jr.

Os programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Voluntariado de Iniciação Científica (Pivic) são o tema do edital 05/2016. Nesse caso, os estudantes envolvidos deverão ser de graduação. Os pré-requisitos para os proponentes e a data limite para submissão são as mesmas do edital 04/2015. Veja todas as informações no edital 05/2016.

Já o 06/2016 é dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e de Voluntariado de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Piviti). Eles visam estimular alunos de graduação ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e soluções inovadoras. Acesse o edital 06/2016.

Assunto(s): picti , editais , prodif , pibic , piviti