Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campus Itapina recebe lançamento de edital da Fapes
Início do conteúdo da página

Campus Itapina recebe lançamento de edital da Fapes

Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2015, 16h04 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2016, 11h59

Diversas autoridades compareceram ao evento, no dia 2.

O Campus Itapina do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) sediou, na quarta-feira (02), a solenidade de lançamento do edital “+Pesquisa AgroCapixaba”, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), órgão do Governo do Estado.

O anúncio contou com a presença do governador Paulo Hartung e dos secretários de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), Octaciano Neto; de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti), Guerino Balestrassi; e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), José Antonio Bof Buffon. O prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, também compareceu ao evento.

O Ifes esteve representado pelo reitor, Denio Rebelo Arantes, além dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Almeida Có, e de Extensão, Renato Tannure; e dos diretores gerais dos campi Itapina, Anderson Holtz; Colatina, Braz Gallon; São Mateus, Mário Cézar dos Santos; Centro-Serrano, Adriana Pionttkovsky; Nova Venécia, Welliton de Resende Carvalho; Montanha, André Sampaio; Santa Teresa, Moacyr Antonio Serafini; e Piúma, Cláudia da Silva Ferreira.

O edital tem a finalidade de apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica e/ou de inovação, a serem desenvolvidas em rede em Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo, cujo resultado será base para a definição de políticas públicas. Os grupos de pesquisa serão integrados e atuarão sob a coordenação de pesquisadores capixabas.

Confira o edital. 


Rio Doce
Mesmo não sendo objeto direto de apoio do edital, a tragédia ocorrida em Mariana (MG) com o rompimento da barragem da mineradora Samarco - controlada pela Vale S.A. e pela BHP Billiton - foi um assunto abordado pelos participantes. O governador Paulo Hartung citou a importância de o assunto ser tratado com responsabilidade neste momento. “Estamos brigando para que seja criado um fundo que possa ser gerenciado pelo comitê da bacia”, disse.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, destacou a atuação de servidores do Ifes, especialmente dos campi Colatina, Itapina, Alegre e Piúma, no salvamento de espécies de peixes e crustáceos na iminência da chegada da lama ao município. Ele citou ainda a importância de pesquisas aplicadas para a solução de problemas, inclusive em momentos como esse. “Estamos definindo ações que contribuirão com o processo de recuperação da bacia e da calha do Rio Doce”, informou.

Depois da solenidade, as autoridades visitaram os tanques que receberam os peixes da ação que ficou conhecida como “Arca de Noé”. Veja as imagens:

 

visita01
visita01 visita01
visita02
visita02 visita02
visita03
visita03 visita03

registrado em:
Fim do conteúdo da página