Página inicial > Notícias > Proex convoca debate sobre construção de política de extensão cultural do Ifes

Proex convoca debate sobre construção de política de extensão cultural do Ifes

Publicado: Segunda, 01 de Dezembro de 2014, 13h40 | Última atualização em Segunda, 01 de Dezembro de 2014, 14h58

Primeira reunião com a comunidade do Ifes acontecerá no dia 12 de dezembro, das 10h às 17h, no auditório da Reitoria.

A Secretaria de Cultura e Difusão da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo (Proex/Ifes) realizará, no próximo dia 12 de dezembro, reunião para discussão sobre a política de extensão cultural do Ifes. O encontro acontecerá do auditório da Reitoria, das 10h às 17h e também servirá para a elaboração da proposta de Plano de Cultura do Ifes, que será submetida ao edital Mais Cultura nas Universidades, publicado pelos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC).

Estão convidados para o encontro os gestores culturais, além de professores, servidores e estudantes do Ifes interessados em contribuir com a elaboração do documento. Durante a reunião, será apresentada a minuta do Programa Mais Cultura Digital no Ifes, elaborada pela Secretaria de Cultura e Difusão da Proex.

A minuta prevê o fortalecimento ou a criação de Núcleos de Produção Digital voltados para a produção e difusão de conteúdo audiovisual. O programa foi elaborado a partir de orientação da Pró-Reitoria de Extensão e enquadra-se em um dos eixos temáticos do edital Mais Cultura nas Universidades.

Segundo o responsável pela Secretaria de Cultura e Difusão, professor Eglair Carvalho, a minuta foi elaborada pensando o fortalecimento da cultura no Ifes de maneira ampla e sistêmica. “O Ifes possui muitas iniciativas culturais acontecendo em todos os campi e pensamos em um projeto que possa colaborar com todas elas, até mesmo para que nossa proposta possua viabilidade técnica e competitividade”, destaca. Segundo Eglair, a sugestão da área audiovisual aconteceu em função da possibilidade de interface com todas as outras manifestações artísticas.

A proposta elaborada no decorrer das discussões será enviada até o dia 10 de fevereiro para a Secretaria de Políticas Culturais do MinC, responsável pelo recebimento das propostas do edital Mais Cultura nas Universidades.

Edital

Os ministérios da Educação e da Cultura publicaram, no último mês de outubro, edital que prevê a destinação de recursos de R$ 20 milhões a investimento em projetos de fortalecimento e inovação da cultura e das artes. Um edital da Secretaria da Educação Superior (Sesu) do MEC, publicado em outubro último, regulamenta o processo para que institutos federais de educação, ciência e tecnologia e universidades federais possam inscrever propostas e concorrer aos recursos.

O edital prevê que a instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão para a execução das propostas. Para concorrer, as instituições de ensino devem fazer a inscrição até 10 de fevereiro de 2015. O projeto tem de estar de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Cultura, às normas do edital e no formato de plano de atuação, com definição de eixo temático de atuação, objetivos, ações, metas, cronograma físico e financeiro. A execução deve ocorrer em um período de até dois anos. Será aceita apenas uma proposta por instituição. O resultado final será divulgado em 4 de maio de 2015.

A iniciativa faz parte do programa Mais Cultura nas Universidades, que tem por finalidade o desenvolvimento e o fortalecimento do campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Os recursos podem ser usados para apoio a programas e ações que articulem a formação, inovação e difusão em arte e cultura e também para equipar e reestruturar espaços de ensino e pesquisa já existentes.

As propostas devem, obrigatoriamente, estar vinculadas a pelo menos um dos sete eixos temáticos constantes no edital: educação básica; arte, comunicação, cultura das mídias e audiovisual; arte e cultura digitais; produção e difusão das artes e linguagens; economia criativa, empreendedorismo artístico e inovação cultural; arte e cultura: formação, pesquisa, extensão e inovação; memória, museus e patrimônio artístico-cultural.