Página inicial > Notícias > Ifes participa da programação do IV Encontro de Ferrovias ANTF

Ifes participa da programação do IV Encontro de Ferrovias ANTF

Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2013, 19h04 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2013, 14h48

O diretor-geral do campus Cariacica fará uma palestra de apresentação do curso Técnico em Manutenção Eletromecânica, ofertado pelo campus.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participará da programação do IV Encontro de Ferrovias da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF, realizado nos dias 7 e 8 de agosto, na Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, em Vitória. O evento terá como tema “Produtividade do Sistema Ferroviário e a Segurança Operacional”. As inscrições podem ser feitas pelo site do encontro até 2 de agosto. Após essa data, as inscrições podem ser feitas somente no local do evento.

O campus Cariacica, que oferta o curso Técnico em Manutenção Eletromecânica, participará da programação do evento. O diretor-geral do campus, Lodovico Ortlieb, ministrará uma palestra de apresentação sobre o curso. Além disso, o coordenador do curso, Michel Taffner, e alguns alunos participarão do evento.

E o aluno do curso de Engenharia Elétrica do campus Vitória, Luiz Guilherme Riva Tonini, apresentará seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC "Projeto de automatização do Governador da Frota DASH 8". O estudante cursa o último período do bacharelado e optou por fazer seu TCC nessa área em função de sua experiência profissional. “Estagiei por dois anos em uma mineradora e trabalhava em uma área que envolvia ferrovias. Busquei conciliar a vida acadêmica e a vida profissional e por isso optei por fazer meu trabalho sobre ferrovias”, conta.

O trabalho de Luiz tem como objetivo desenvolver um projeto de conversão do governador do motor diesel das locomotivas modelo Dash 8 da fabricante General Electric, e engloba desde o estudo de viabilidade econômica às modificações elétricas e mecânicas. A modificação visa a aumentar a eficiência energética da máquina em função da economia de combustível gerado pela mudança.

De acordo com o estudante, as vantagens propostas pelo seu projeto incluem ainda menor consumo de combustível, aumento da confiabilidade do equipamento, redução da variação do material de reposição e maior padronização do processo de manutenção.

O IV Encontro de Ferrovias ANTF busca promover um intercâmbio de conhecimento sobre as ferrovias brasileiras, por meio de debates de trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas concessionárias, na indústria ferroviária e no meio acadêmico. Além dos trabalhos, o evento também contará com duas sessões plenárias onde serão discutidos os desafios das ferrovias brasileiras.

Confira a programação completa no site do evento: http://www.otmeditora.com.br/encontrodeferrovias/index.php/.