Página inicial > Notícias > Campus Itapina realiza eventos de estímulo à pesquisa e ao empreendedorismo

Campus Itapina realiza eventos de estímulo à pesquisa e ao empreendedorismo

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2013, 16h09 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2013, 16h09

O Proeja Empresas envolveu estudantes do curso Técnico em Alimentos, avaliando suas estratégias de gestão e empreendedorismo.

O campus Itapina realizou eventos com alunos do curso Técnico em Alimentos e do bacharelado em Agronomia. No dia 20 de junho, foi realizado o II Seminário Multidisciplinar de Agronomia. Tendo como tema “Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural”, o seminário, coordenado pelo professor José Claudio Valbuza, visa ao estímulo à pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

Envolvendo os alunos da disciplina de Economia Rural do curso de Agronomia, foram apresentados oito trabalhos de pesquisa e revisão de literatura. Os projetos foram desenvolvidos em parceria com outras disciplinas do curso, sob a coordenação de professores e profissionais de dentro e fora do instituto.

Foram expostos os seguintes trabalhos: O uso da Agricultura de precisão; Alternativas de aplicabilidade com o uso de produtos de compostagem na Agricultura Familiar, comparado à adubação mineral; Reaproveitamento da água do esgoto como fonte de irrigação nas culturas agrícolas; Avaliação do impacto do uso inadequado de agrotóxicos em diversas áreas; Eficiência do biopesticida a base de restos alimentares em hortas orgânicas de couve; Influência de diferentes tipos de substratos na massa fresca de plantas de alface; Melhoramento genético de bovinos como aliado na agregação de ganho de produtividade; Principais problemas enfrentados no cultivo de tomate no estado do Espírito Santo.

E no dia 13 de junho, o campus promoveu a segunda edição do Proeja Empresas. O evento teve a participação da turma de 2011 do curso técnico em Alimentos, que apresentou suas simulações de empresas de produção, comercializando biscoitos caseiros, alimentos processados, tortas e moquecas.

Foram apresentados, também, projetos desenvolvidos pelos mesmos ao longo do semestre, durante as disciplinas de Gestão e Empreendedorismo, Sociologia, Processamento de carnes e vegetais, Tratamentos de Resíduos e Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Durante o evento, foram avaliadas as estratégias de gestão e empreendedorismo, viabilidade técnica e econômica, higiene e segurança alimentar, boas práticas de produção e relacionamento interpessoal dos estudantes durante a apresentação de seus projetos. O Proeja Empresas também foi coordenado pelo professor José Claudio Valbuza.