Página inicial > Notícias > Ifes aplica prova para mais de três mil candidatos às vagas de cursos técnicos

Ifes aplica prova para mais de três mil candidatos às vagas de cursos técnicos

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2013, 17h44 | Última atualização em Domingo, 07 de Julho de 2013, 14h49

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes aplica as provas do Processo Seletivo para cursos técnicos neste domingo (7), das 9 às 13 horas, para 3.075 candidatos inscritos na seleção. São ofertadas 936 vagas para cursos técnicos concomitantes e subsequentes, na modalidade presencial, dos campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Linhares, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Confira a relação dos locais de prova.

São oferecidas ainda, no mesmo edital, 20 vagas remanescentes para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. As vagas são para o curso Técnico em Metalurgia, no campus Vitória.

O curso mais concorrido é o Técnico em Segurança do Trabalho, oferecido no campus Vitória, no turno noturno, com 9,50 candidatos por vaga. Em segundo lugar, o curso Técnico em Eletrotécnica, oferecido também no campus Vitória, no turno noturno, com 9,13 candidatos por vaga. E em terceiro, o curso Técnico em Mecânica, oferecido no campus Vitória, no turno noturno, com 7,11 candidatos por vaga.

Também são ofertadas vagas para os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, por meio de outro edital. São 96 vagas ofertadas para os campi Santa Teresa e Vitória, mas somente os candidatos aos cursos do campus Vitória farão prova. A prova com questões objetivas, de caráter eliminatório, será aplicada neste domingo (7), das 9 às 13 horas.

E em outro edital, são ofertadas 250 vagas para o curso Técnico em Administração, na modalidade a distância, nos campi de Alegre, Ibatiba, Piúma e Santa Teresa. As provas desta seleção também serão aplicadas neste domingo (7), das 9 às 13 horas.

Segunda opção
Neste processo seletivo, os candidatos puderam fazer duas opções de curso no momento da inscrição, desde que a segunda opção esteja dentre os cursos de mesma forma de oferta (concomitante ou subsequente) e mesma modalidade de concorrência (ampla concorrência ou reserva de vagas), ambos correlatos com a primeira opção. A segunda opção de curso pode ser do mesmo campus ou de qualquer outro campus do Ifes.

Para a classificação final do candidato no processo seletivo, será considerada a primeira opção de curso escolhido. O candidato concorrerá à segunda opção apenas se houver vaga remanescente após a chamada de todos candidatos classificados em primeira opção, considerada a lista de classificados e, em seguida, a lista de suplentes.

O candidato que for convocado e efetivar matrícula no curso escolhido como segunda opção será automaticamente excluído da lista de suplência do curso escolhido como primeira opção. Caso o candidato aprovado em primeira opção não efetue a matrícula, ele será excluído do processo seletivo, perdendo, assim, o direito de fazer uso da segunda opção.

O processo seletivo atende à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que estabelece que 50% do total das vagas ofertadas serão reservadas à inclusão social por sistema de cotas (vagas de ação afirmativa) para candidatos que tenham cursado todo o ensino fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Sendo assim, as vagas serão preenchidas por candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, brancos, amarelos e os não declarados. Os outros 50% serão destinados à livre concorrência. No ato da inscrição, o candidato deverá optar se concorrerá à reserva de vaga – vagas de ação afirmativa, ou se concorrerá às vagas de ampla concorrência.