Página inicial > Notícias > Grupo de Estudos em Microscopia participa de Semana de Meio Ambiente do campus Vitória

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2013, 17h17 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2013, 17h21

A exposição abordou a Microscopia de Força Atômica e suas aplicações na análise de materiais biológicos e não-biológicos.

Nos dias 19 e 20 de junho, o Grupo de Estudos em Microscopia realizou mais duas atividades: o grupo ministrou a Oficina Prática sobre Cianobactérias para os alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do campus Vitória e participou da Semana de Meio Ambiente do campus

A oficina teve como principal objetivo realizar estudos práticos na observação e identificação de cianobactérias de importância em abastecimento de água. Algumas espécies de cianobactérias são produtoras de toxinas que podem afetar a vida humana, o que as torna alvo de monitoramento em análise de água para consumo humano.

Na Semana de Meio Ambiente do campus Vitória, o Grupo de Estudos participou com uma exposição explicativa sobre Microscopia de Força Atômica – AFM. A exposição divulgou a técnica, sua importância e aplicações na análise de materiais biológicos e não-biológicos. Foram apresentados também os primeiros resultados realizados pelo Grupo referentes à análise por AFM da formação de biofilme no aço inoxidável tipos AISI 304 e 316 por diferentes micro-organismos.

As atividades foram coordenadas pelas professoras Glória Viégas e Adriana Korres e contaram com o apoio pedagógico de Sheila Silva Ribeiro e Raquel Alves Pessanha, do campus Vitória; e dos alunos do campus Vila Velha, Natã Madeira, da Licenciatura em Química; e Anna Paula Maciel, do curso Técnico em Química.