Página inicial > Notícias > Estudantes de Edificações do campus Vitória participam de projeto de Acessibilidade

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2013, 15h28 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2013, 16h49

O projeto é fruto do Ifes Acessível, iniciativa da Comissão Permanente de Acessibilidade do Instituto.

Como resultado do Projeto Ifes Acessível, os alunos do segundo ano do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do campus Vitória participam atualmente do projeto de extensão Campus Acessível. O projeto, orientado e coordenado pela professora Mariana Biancucci, consiste na elaboração de um relatório, com diagnósticos e sugestões de intervenção da situação de acessibilidade do campus, e tem como objetivo a contribuição para a melhoria e adequação da infraestrutura relativa à acessibilidade das instalações físicas do campus.

O Campus Acessível vem sendo realizado desde o mês de abril, a cada dois dias por semana, e tem previsão de término para agosto. Dividido em quatro etapas, os estudantes realizaram a fase de planejamento das atividades, de ambientação e capacitação, e atualmente executam a etapa de atividades de campo e coleta de informações. A quarta e última fase do projeto consiste na análise e consolidação das informações coletadas para a produção final do trabalho: o relatório da situação de acessibilidade, que será entregue à gestão do campus. Os alunos também produzirão uma exposição, com banners, maquetes e projetos elaborados durante as atividades. A exposição será apresentada no pátio do campus, e está prevista para o mês de agosto.

O projeto de extensão se preocupa em proporcionar o contato dos alunos com problemáticas complementares às questões abordadas em sala de aula, sensibilizando-os para temáticas de cunho social e coletivo; promover a integração entre teoria e prática, garantindo a formação de profissionais mais atentos às demandas da sociedade moderna; e contribuir com o atendimento das Pessoas com Necessidades Específicas – PNE, propiciando a discussão com a comunidade acadêmica e buscando o rompimento de discriminações, indiferenças e preconceitos, a fim de construir uma cultura inclusiva no campus. Também busca promover o debate de temas transversais ao currículo escolar, com o objetivo de ampliar teórico dos alunos em assuntos relevantes para sua educação e participação cidadã.

Ifes Acessível
O projeto é uma iniciativa da Comissão Permanente de Acessibilidade do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e tem como objetivo contribuir para a infraestrutura de acessibilidade nos campi do Instituto. Entre suas metas, está a produção de um Termo de Referência para o desenvolvimento de projetos de acessibilidade física para os campi do Ifes.