Página inicial > Notícias > Estudantes de Ciências Biológicas apresentam trabalhos em eventos no campus Santa Teresa

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2013, 15h17 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2013, 17h44

O evento O Ensino de Zoologia foi realizado no dia 14 de junho e teve a finalidade de promover a reflexão e o debate sobre os conteúdos abordados durante a disciplina de Zoologia I.

Com a finalidade de promover a reflexão e o debate sobre os conteúdos abordados durante a disciplina de Zoologia I, os alunos do terceiro período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus Santa Teresa participaram do evento “O Ensino de Zoologia”, realizado no dia 14 de junho.

Organizado pela professora da disciplina e coordenadora do Laboratório de Ensino de Biologia e Pesquisa de Invertebrados, Isabel Alencar, o evento consistiu em apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e de resultados de pesquisas que colaboram com a formação tanto do professor, quanto do estudante. As pesquisas resultaram-se em painéis, os quais foram avaliados por professores, pedagogos, supervisores e outros alunos do campus durante o evento.

Devido aos bons resultados das apresentações, os trabalhos foram novamente apresentados no Intercâmbio de Saberes, no dia 22 de junho. O evento é resultado do projeto de mesmo nome, fruto de parceria entre o campus Santa Teresa e o Projeto de Educação Alternativa – Educal. O evento foi promovido pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus, onde os estudantes do terceiro, quinto e sétimo período, juntamente com os alunos do Educal, puderam participar de diversas atividades.

Dentre elas, foram realizadas quatro oficinas: Evolução e reconhecimento dos vegetais, orientada pela professora Josiene Rossini; Modelos didáticos para o ensino de Biologia Celular, com a professora Isabel Alencar; Modelos de Anatomia, com a professora Silva Ramira; e Núcleo de estudos em Agroecologia, com os professores Wemerson Henriques e Lusinério Prezotti.

Após a apresentação dos painéis realizados pelos alunos do terceiro período, apresentaram-se também os estudantes do quinto e do sétimo períodos, exibindo sites sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, vídeos e teatro.

Os alunos do Educal tiveram a oportunidade de realizar um passeio ao redor da área do campus, para conhecerem o fragmento da mata que o cerca e aprender técnicas de observação da fauna de vertebrados e invertebrados, bem como da flora. Eles também puderam conhecer os laboratórios de Química, Física, Solos, Biologia e Sementes do campus.

Intercâmbio de Saberes
O projeto surgiu da parceria entre o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus Santa Teresa com o Projeto de Educação Alternativa, sem fins lucrativos. Com a premissa de promover e fomentar a troca de conhecimentos e a vivência prática e solidária entre os alunos do ensino superior e da educação básica, além de estimular a aplicação prática dos conhecimentos aprendidos no curso de Ciências Biológicas, o evento realizado no dia 22 de junho foi uma das muitas atividades que pretendem ser realizadas por meio do projeto. “Nós acreditamos que este evento seja apenas o início de uma parceria do Educal com o campus Santa Teresa”, acrescenta Isabel.

Acesse o site do Laboratório de Ensino de Biologia e Pesquisa de Invertebrados.