Página inicial > Notícias > Edital do programa Ciência sem Fronteiras para o Canadá inclui bacharelado

Edital do programa Ciência sem Fronteiras para o Canadá inclui bacharelado

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2013, 18h06 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2013, 18h12

A Capes anunciou a inclusão de estudantes de cursos de bacharelado na chamada pública para graduação-sanduíche no Canadá.

Durante a reunião para avaliação da visita de representantes de colleges canadenses ao Brasil, na quarta-feira (26), em Brasília, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes anunciou a inclusão de estudantes de cursos de bacharelado na chamada pública para graduação-sanduíche no Canadá. As inscrições para intercâmbio naquele país continuam abertas.

A participação de futuros bacharéis foi uma reivindicação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif, que também solicitou a prorrogação do período de inscrições e a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem apenas como critério classificatório – e não mais obrigatório, como prevê o edital. De acordo com o representante da Capes na reunião, Rafael Oliveira, a última reivindicação deve ser tratada diretamente com o Ministério da Educação – MEC.

Desde 17 de junho em visita a institutos federais, representantes de 22 institutos de tecnologia canadenses que percorreram o Brasil para divulgar o sistema de ensino do Canadá e os cursos ofertados apresentaram um balanço das atividades dos últimos dias. A comitiva visitou 21 instituições ministrando palestras com o objetivo de atrair estudantes. O programa Ciência sem Fronteiras oferece mil vagas para intercâmbio naquele país.

Na avaliação dos canadenses, o domínio do idioma (inglês e francês) por parte dos estudantes brasileiros foi a principal fragilidade identificada durante as visitas. Como ponto positivo, eles destacaram a participação dos institutos federais no Ciência sem Fronteiras e o compromisso da Rede em mobilizar os alunos.

O Conif foi representado pelo reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes, e pelo reitor do Instituto Federal de Goiás – IFG, Paulo César Pereira. Eles ratificaram o desempenho positivo do Ciência sem Fronteiras e garantiram a continuidade de ações que viabilizem o intercâmbio de estudantes brasileiros no exterior. Os bons resultados do Programa também foram destacados pela segunda secretária para Assuntos Políticos da Embaixada do Canadá, Camille Ruest.

Inscrições
As inscrições para graduação-sanduíche no Canadá e nos Estados Unidos ficarão abertas até o dia 8 de julho na página do Programa Ciência sem Fronteiras na internet. As atividades no país de destino iniciarão a partir de janeiro de 2014. Também estão disponíveis bolsas para graduação-sanduíche em outros sete países: Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Finlândia, Hungria, Japão e Reino Unido.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif