Página inicial > Notícias > Fiec realiza reuniões para fins de reestruturação

Fiec realiza reuniões para fins de reestruturação

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2013, 15h16 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2013, 15h16

O Fiec prevê em sua reestruturação o fortalecimento da integração entre estudantes do Ifes com o campo profissional.

O Fórum de Integração Escola-Empresa-Comunidade – Fiec teve novo regulamento aprovado em reunião realizada no mês de maio. O fórum passa atualmente por uma fase de reestruturação organizacional, tendo como meta a expansão e o fortalecimento da integração entre os estudantes do Instituto com o ambiente profissional. Durante o encontro, também foi eleita a nova presidente do Fórum, Sabrina Siqueira Panceri, servidora do campus Guarapari.

A fim de aprofundar as discussões e facilitar os trabalhos do Fiec, criou-se, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão – Proex e do Centro de Educação a Distância – Cead, um ambiente virtual na plataforma Moodle, onde foram organizados grupos de trabalho. Os grupos foram divididos em três categorias: padronização de documentos e manual de procedimentos, revisão da Resolução Nº 11 do Conselho Superior, e Orientações para modalidades de estágio. No dia 25 de junho será apresentado, por cada grupo, um relatório com propostas e diagnósticos que contribuam para o avanço das atividades de integração.

A intenção é que propostas continuem a ser discutidas no fórum on-line, bem como em encontros presenciais, constituindo assim, uma política institucional de integração entre o Instituto, a comunidade e as empresas. O Fiec pretende compartilhar essa proposta de política ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - Cepe e ao Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes até o final do ano.

E com o intuito de discutir sobre questões relacionadas ao estágio supervisionado, o professor do campus Vitória, Epifânio Davi, ministrou uma palestra a respeito do histórico de implantação do estágio na educação brasileira. Davi ressaltou a importância estratégica do estágio na relação institucional do Ifes com empresas e a comunidade, e pôde compartilhar suas experiências na gestão de estágios supervisionados.

Fiec
O Fórum de Integração Escola-Empresa-Comunidade tem o princípio de formular políticas e avaliar ações de integração junto às entidades conveniadas, articular soluções para demandas dos Centros de Integração Empresa-Escola – CIE-E e dos Centro de Integração Escola-Comunidade – CIE-C, além de propor diretrizes de estágios supervisionados e outras práticas profissionais discentes.

O Fiec é vinculado à Pró-reitoria de Extensão – Proex, sendo composto por servidores lotados nas Coordenadorias de Integração Escola-Empresa e Coordenadorias de Integração Escola-Comunidade dos campi do Ifes.

Assunto(s): Fiec , Escola , Empresa , Comunidade