Página inicial > Notícias > Campi do Ifes realizam atividades durante as semanas de Educação para a Vida e do Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2013, 14h40 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2013, 14h44

Os campi Cachoeiro, Guarapari, São Mateus e Serra realizaram programações especiais para os estudantes e servidores.

Durante a Semana de Educação para a Vida promovida no campus Guarapari, foram apresentados telejornais produzidos pelos alunos da turma M1 do segundo ano do curso Técnico Integrado em Administração. Os trabalhos foram resultado de uma atividade da disciplina Saúde, Meio Ambiente e Segurança, ministrada pela professora Carla Regina de Sousa.

Os vídeos, produzidos e editados pelos próprios alunos, simulavam telejornais reportando notícias sobre empresas consideradas socialmente responsáveis. Os estudantes puderam expor no vídeo os conhecimentos aprendidos a respeito das empresas estudadas: AES Brasil, com o projeto “Casa de Cultura e Cidadania”; Natura, com ações ambientais; W Torre, com ações para promover a inclusão de pessoas com deficiência; BP Biocombustíveis, com o Programa “Jornada pela Vida”, que visa promover a conscientização sobre direção segura, uso de drogas e exploração sexual nas estradas e comunidades do entorno da empresa; e Fersol, com ações de inclusão de mulheres e minorias no mercado de trabalho.

A Semana de Educação para a Vida foi realizada de 27 a 29 de maio, promovendo, por meio de palestras, a disseminação de conhecimentos gerais que não constam no currículo obrigatório. Os presentes puderam assistir a palestras sobre Diversidade Cultural, Nutrição, Crimes Eletrônicos, Legislação trabalhista e de estágio e Direito do Consumidor. Foram expostos também trabalhos a respeito da inclusão de pessoas com deficiência e mulheres no mercado de trabalho, uma mostra fotográfica sobre juventude e trabalhos de pesquisa sobre o meio ambiente nas linhas: Manguezal, Lagoas Costeiras, Turismo, Resíduos da construção civil, Resíduos sólidos e Reuso de água. O evento reuniu alunos dos primeiro, segundo e terceiros anos dos cursos técnicos integrados do campus.

Já no campus São Mateus, os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio comemoraram o Dia Mundial do Meio Ambiente durante o sábado letivo, no dia 8 de junho. O evento, direcionado a toda a comunidade acadêmica, teve como abertura a realização do plantio de mudas de Ipê-amarelo no terreno do campus, realizado pelos representantes de cada turma dos cursos integrados.

A comemoração teve como tema “Decida-se pela Sustentabilidade” e contou com a palestra “Sustentabilidade e Desenvolvimento”, ministrada pelo Coordenador do Departamento de Agronomia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – Ceunes, Marcelo Barreto. Além disso, os estudantes puderam apresentar trabalhos relacionados à temática, expondo vídeos, resultados de pesquisas, encenações, mostra de instrumentos musicais e peças artesanais confeccionadas com materiais reciclados.

O campus Serra realizou sua programação em homenagem ao Meio Ambiente no dia 5 de junho, com um debate sobre Fontes Alternativas de Energia, no qual foi abordado o potencial eólico das regiões do Estado. A palestra foi ministrada pelo diretor-geral da Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo – Aspe, Luís Fernando Schettino. O diretor-geral do campus fez a abertura do evento, que contou com a participação de alunos e servidores. No decorrer do evento foram sorteados livros a respeito das fontes alternativas de energia debatidas durante a palestra.

Também no dia 5, o campus Cachoeiro de Itapemirim promoveu o evento “Mineração e Meio Ambiente”. O diretor-geral do campus, Cezar Bettero, realizou a abertura da cerimônia, ressaltando a importância do compromisso ambiental que os futuros profissionais da área precisam ter. Em seguida, foi ministrada uma palestra pelo professor do campus, Lyndemberg Campelo Correia, a respeito da relação entre a mineração e o meio ambiente.

O engenheiro do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo - Sindirochas, Valério Raimundo, foi chamado para debater sobre o tratamento de resíduos na indústria de rochas ornamentais, uma vez que o município de Cachoeiro é um grande polo industrial no setor. Os estudantes puderam, também, visitar o laboratório de caracterização de minérios e observar trabalhos de aproveitamento de resíduos do setor de rochas ornamentais, realizados pelo curso Técnico em Mineração e pelo bacharelado em Engenharia de Minas.

Por fim, com o objetivo de inserir os alunos no contexto do que foi aprendido nas palestras, foi realizada uma visita técnica ao aterro industrial de Lama do Beneficiamento de Rochas Ornamentais – LBRO, da Associação Ambiental Monte Líbano – AAMOL. Durante a visita foi observado o reuso do material em fabricação de blocos para construção civil. Cumprindo sua proposta inicial, o evento fomentou discussões a respeito do tema e colaborou para a conscientização ambiental dos participantes.