Página inicial > Notícias > Campus Serra discute oportunidades de apoio à inovação

Campus Serra discute oportunidades de apoio à inovação

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2013, 14h37 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2013, 18h02

O campus sediou uma atividade de Sala de Inovação Participativa, na qual foram discutidas propostas sobre o polo de inovação a ser implantado no campus.

O campus Serra realizou, no dia 7 de junho, uma atividade de Sala de Inovação Participativa, com o objetivo de avaliar as oportunidades de inserção do campus em atividades de apoio à inovação. As salas de inovação constituem-se em formas de governança nas quais atores da academia, empresas e governo unem-se em discussão de objetivos comuns relacionados ao empreendedorismo e à inovação.

O evento reuniu representantes da Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, da diretoria do campus, do Governo do Estado, de empresas e da comunidade local. Relatando os resultados das três Salas de Inovação Estratégica realizadas no mês de abril, o pró-reitor de Extensão Tadeu Pissinati compartilhou, inicialmente, a proposta da implantação do polo de inovação em Petróleo e Gás Natural no campus Serra, levada em pauta com o ministro Aloizio Mercadante, no dia 7 de maio. A proposta visa que o polo apoie micro, pequenas e médias empresas capixabas que atuem na cadeia de fornecedores dos setores de Petróleo e Gás e Naval. "Pesquisa aplicada e extensão tecnológica são serviços prestados pelos campi do Ifes em atendimento às demandas de desenvolvimento de produtos (bens e serviços) e processos de produção inovadores das empresas. Essa prestação de serviços será sempre baseada em planos de negócios, podendo incluir novas infraestruturas tecnológicas, mas sempre inserida em um contexto de formação de competências profissionais", afirmou Pissinati.

O momento seguinte da reunião foi aberto para as empresas presentes exporem suas propostas de inclusão no projeto do polo, com demandas de apoio do campus em suas atividades. O diretor-geral da Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo – Aspe, Luiz Fernando Schettino, propôs a implantação do Centro de Modernização do Gás Canalizado do Espírito Santo no campus Serra. O Centro será responsável por implementar um programa estadual de incentivo às atividades que visem o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação, o planejamento, a capacitação e a execução de programas de competitividade no segmento energético estadual, denominados Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I em energia. Além disso, o centro pretende atrair outras empresas de energia elétrica, renováveis e alternativas, e constituir um futuro instituto de energia no Espírito Santo. A gestora do Centro será a BR Distribuidora, que atuará em conjunto com um Conselho Técnico Científico, Administrativo e Financeiro composto por membros do Ifes, de outras instituições públicas e privadas, e da própria empresa. A tomada de decisão em relação à proposta foi encaminhada ao Conselho de Gestão do campus.

Foram também apresentadas demandas de apoio em atividades de pesquisa e desenvolvimento de duas empresas fornecedoras de soluções para o setor de Petróleo, Gás e Naval: a Aplysia Soluções Ambientais, de Vitória, e a Mecatel, da Serra.

A Aplysia apresenta serviços na área de ensaios ecotoxicológicos e de biomonitoramento ambiental de operações de estações de tratamento de esgotos e de efluentes industriais, fornecendo soluções a empresas de celulose e papel, siderurgia, mineração, fertilizantes, têxtil e petróleo e gás, ao redor do Brasil, Argentina e Chile. A diretora de projetos da Aplysia, Heloisa Giacomin ressaltou que "a expectativa da empresa é cooperar na formação de profissionais e no desenvolvimento de inovações". O objetivo da parceria entre a empresa e o campus é a cooperação nas demandas das áreas de instrumentação, automação, processamento de imagem, telemetria e desenvolvimento de software.

O empresário da Mecatel Produtos Industriais, Wesley Caldeira, compartilhou o desejo de instalar seu Centro de Tecnologia e Formação Profissional em parceria com o Ifes. A Mecatel é especializada na fabricação de painéis elétricos, entregando soluções em Centros de Controle de Motores - CCMs. Os arranjos entre as duas empresas encontram-se, atualmente, na fase de pré-incubação na Incubadora do campus Serra.

Esteve presente durante o evento a professora Socorro Ribeiro, coordenadora da Incubadora de Empresas do Instituto Federal do Ceará – IFCE. Ela teve a oportunidade de visitar o Núcleo Incubador do campus Serra, e ressaltou que o Ifes está muito avançado na promoção de atividades de apoio ao empreendedorismo e à inovação na Rede Federal.

Os arranjos de parcerias tecnológicas são coordenados pelo pró-reitor de Extensão em conjunto com a Diretoria de Pesquisa e com a Diretoria de Extensão Tecnológica. Em conjunto, eles são responsáveis por conduzir a implementação de diversos polos tecnológicos nos campi do Instituto. Já encontram-se em curso o polo Apisfrut, financiado pelo Ministério da Integração Nacional e sediado pelo campus Itapina; o de Tecnologias Sociais e Ambientais para o Ambiente Costeiro, com projetos financiados pela Samarco e pelo Estaleiro Jurong Aracruz – EJA; o de Economia Criativa, com apoio do Ministério da Cultura e da Facto, nos campi Vitória, Vila Velha e na região do Caparaó; e o de Química Fina e Biotecnologia, no campus Vila Velha, com apoio do Governo do Estado.

Um novo evento de Sala de Inovação está previsto para acontecer no campus Linhares, onde outras demandas serão expostas aos representantes dos campi presentes. Haverá, também, uma visita técnica à empresa Orienta Energias Alternativas – OEA. A OEA é especializada na tecnologia de gaseificação de sólidos (biomassa) em reator de leito fluidizado circulante, e apresenta uma demanda ao Ifes de parceria para a otimização de seu balanço de massa e energia.