Página inicial > Notícias > Alunos do campus Vitória apresentam trabalhos no IX Workshop de Visão Computacional

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2013, 14h34 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2013, 14h34

Os quatro alunos do curso de pós-graduação em Engenharia Elétrica apresentaram três trabalhos durante o evento.

Durante o IX Workshop de Visão Computacional – WVC, quatro alunos do curso de pós-graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Inteligentes aplicados à Automação, do campus Vitória, tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos para a comunidade presente no evento.

O estudante Carlos Frederico Mendes compartilhou seu projeto “Car Detection in Images of Urban Environments using Sliding Window and Histogram of Oriented Gradients”, orientado pelos professores Jefferson Andrade e Karin Komati. O projeto consiste em um sistema que detecta carros em vistas laterais em imagens da base de dados “UIUC image database for car detection”, usando técnicas de Sliding Window e HOG.

O aluno Adriano de Miranda desenvolveu “A Tattoo Image Database Application: a Case Study on Soft Biometrics”, orientado pelos professores João Salomão e Karin Komati. O trabalho consiste em um sistema de aplicação de Content-Based Image Retrieval - CBIR numa base de dados de imagens de tatuagens, utilizando a técnica de “Simulação de Pontos de Vista”.

Por fim, os estudantes Claudio Antunes Oliveira e Gabriel Alcoforado, orientados pelos professores Luis Eduardo Lima e Karin Komatim, apresentaram “Thermal Image Processing for Temperature Monitoring System for Cooler of Sinter Plant”. Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso de monitoramento da evolução da temperatura ao longo da região descoberta do resfriador, do processo de sinterização, e levantar a curva de resfriamento do sínter depositado no resfriador, através de imagens termográficas como entrada da informação.

O WVC aconteceu de 3 a 5 de junho, sediado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV no Rio de Janeiro. O encontro reúne estudantes de graduação e pós-graduação, educadores e pesquisadores da área para discussões sobre o estado atual da área computacional, além de ser um espaço de integração para a troca de experiências acadêmico-científicas, objetivando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia brasileira nesse domínio do conhecimento.